Inicialmente previstas para este ano, as inspeções periódicas obrigatórias para os motociclos a partir dos 125 cc deverão mesmo avançar a partir de janeiro de 2025. Últimos detalhes estão a ser ultimados.
A inspeção periódica obrigatória aos motociclos com mais de 125 cc deverá mesmo avançar a partir de janeiro de 2025, depois de ter sido adiada este ano. De acordo com informação avançada pelo Jornal de Notícias, as últimas questões que ainda estavam pendentes para a introdução das inspeções às motos foram já resolvidas, prevendo-se então que as mesmas entrem em vigor a partir do próximo ano.
Segundo aquele jornal, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) já aprovou as deliberações referentes à alteração dos quadros de deficiências dos veículos e à formação de inspetores, faltando agora apenas a respetiva publicação em Diário da República para que se efetive a sua entrada em vigor.
Os centros de inspeção têm agora até janeiro de 2025 para se prepararem convenientemente em termos técnicos e de formação de funcionários para poderem avaliar a segurança dos motociclos com mais de 125 cc a partir de janeiro, sendo que, tal como nos automóveis, está prevista a primeira inspeção ao quinto ano após a matrícula, sendo depois obrigatória de dois em dois anos. Esta medida surge no seguimento da transposição para a lei nacional de uma diretiva europeia de 2014, que dita a inspeção aos motociclos.
A questão das IPO aos motociclos tem sido bastante criticada por parte de organizações do setor
A questão das IPO aos motociclos tem sido bastante criticada por parte de organizações do setor e pelos seus condutores, contrapondo com a ideia de que esta medida é movida mais por objetivos comerciais e de mercado do que pela segurança dos utilizadores das vias públicas.
Comments