Opel comemora os 50 anos de dois ícones
- João Isaac
- 30 de jul.
- 1 min de leitura
Ascona B e Manta B celebram ambos o 50º aniversário em 2025. Os dois carros foram apresentados em 1975, no salão de Frankfurt, na Alemanha, próximo do quartel-general da marca do relâmpago, em Rüsselsheim.

A Opel está a atravessar um momento de dupla celebração com a comemoração dos 50 anos de dois carros emblemáticos, o Ascona B e o Manta B, apresentados no final de verão de 1975, no salão de Frankfurt.
Ainda que destinados a públicos significativamente diferentes, o Ascona mais familiar e o Manta mais emocional, ambos partilhavam a base técnica e tiveram, igualmente, versões especiais de cariz desportivo (Manta GT/E e Ascona 400), que serviram de base à produção de máquinas de competição muito bem-sucedidas.
Ambos os modelos surgiram no seguimento das primeiras gerações lançadas em 1970. O Ascona B era 20 centímetros mais comprido do que o antecessor, tendo a distância entre eixos aumentado 9 cm, incrementos que beneficiaram o conforto a bordo. As vias mais largas e a suspensão otimizada melhoraram o desempenho o comportamento e a aerodinâmica mais evoluída melhorou quer os consumos de combustível, quer a qualidade de vida a bordo.
Já o Manta B, que tinha desenho de “coupé”, pretendia combinar esse visual mais emocional com uma dinâmica superior, mantendo, ao mesmo tempo, a aposta na eficiência e no espaço para cinco passageiros. Recorde-se que ambos os modelos possuíam tração traseira, arquitetura abandona pela Opel na terceira geração do Ascona. O Manta B manteve-se em produção até 1988, sendo depois substituído pelo Calibra.
Comments