top of page
Logotipo | e-auto

Opel Kadett B completa 60 anos

Marca alemã apresentou automóvel na edição de 1965 do Salão de Frankfurt.


ree

A Opel, depois de comemorar, recentemente, os 50 anos de dois icónicos modelos, o Ascona B e o Manta B, está a festejar os 60 anos do Kadett B, automóvel apresentado ao público no Salão de Frankfurt de 1965, lado a lado com o “concept” Experimental GT, estudo que antecipou modelo de produção baseado, precisamente, no Kadett B.


A segunda geração do Kadett foi ainda mais bem-sucedida do que a primeira, que surgiu no mercado apenas três anos antes, tendo, inclusivamente, sido o primeiro automóvel da Opel a atingir um milhão de unidades vendidas. Este volume deveu-se, entre outras razões, ao facto de contar com uma gama ampla, com vários tipos de carroçaria (“sedan”, “station Wagon” e “coupé”) e, ainda, uma versão desportiva (Rallye).


Uma das evoluções introduzidas pelo Kadett B, comparando-o com o original da espécie, foi o facto de ter sido homologado, pela primeira vez, como tendo lotação para cinco passageiros, facto possível só devido aos mais 18 cm de comprimento (superou até a “barreira” dos 4 m). A distância entre eixos e a largura também aumentaram, beneficiando não só a habitualidade, mas também a capacidade da bagageira. E, à época, por “apenas” mais 100 marcos alemães, a Opel passou a propor mais carroçaria, mais espaço e mais conforto.



Em setembro de 1967, a Opel introduziu o Olympia, derivado “premium” do Kadett que se destacava pelo equipamento reforçado e os acabamentos de qualidade. Estava disponível com motores de 60, 75 e 90 cv, e dispunha, igualmente, de desenvolvimentos no exterior (grelha do radiador, faróis retangulares e janelas traseiras laterais de maiores dimensões).


O Kadett B estava disponível, no final da carreira, com oito carroçarias e motores a gasolina com 4 cilindros e 1,1, 1,2, 1,7 e 1,9 litros. Destacou-se, igualmente, por ter servido de base ao desenvolvimento de dois protótipos eletrificados, o híbrido Stir-Lec I (1969) e o elétrico Kadett XEP (1970). O Kadett B “saiu de cena” em 1973.  A marca do relâmpago vendeu-o em mais de 120 países.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
f247d7e7-d434-4333-9669-0c4a004b00ed.JPG
bottom of page