top of page
Logotipo | e-auto

Peterhansel e Baciuska com a Defender no Dakar

O Defender Dakar D7X-R com que a marca britânica vai participar na edição de 2026 do Dakar já está em fase de testes nas dunas de Marrocos, acelerando assim os preparativos para esta competição. Dois dos pilotos também já são conhecidos – Stéphane Peterhansel e Rokas Baciuska.



A Defender (submarca criada na esfera da Land Rover) está já em fase de testes do protótipo Dakar D7x-R com que irá participar na edição de 2026 do Dakar, a disputar uma vez mais na Arábia Saudita (além de garantir também a sua participação no Campeonato do Mundo de Rally-Raid W2RC).

 

Testado no deserto do Sara, o protótipo Dakar D7X-R – que irá competir na categoria “Stock” – está a ser desenvolvido para fazer face aos desafios rigorosos do Dakar, utilizando nesta fase uma camuflagem de teste especial antes do lançamento da equipa completa no final deste ano. Este é um momento significativo no caminho da Defender para o Dakar de 2026, com condições extremas no deserto que espelham as que a equipa irá enfrentar no Dakar em janeiro de 2026, com três veículos.



O Defender Dakar D7X-R tem como base o modelo de produção em série, partilhando a mesma arquitetura da carroçaria em alumínio D7x, a mesma transmissão e a mesma disposição da unidade motriz, neste caso um bloco V8 biturbo de 4.4 litros.

 

Abordando estas novidades em relação ao projeto do Dakar, sobretudo a nomeação dos dois primeiros pilotos oficiais, o Diretor-Geral da JLR, James Barclay, confessou-se “extremamente orgulhoso e entusiasmado por anunciar os dois primeiros pilotos da nossa equipa de classe mundial. O mundialmente famoso Stéphane Peterhansel traz uma quantidade notável de experiência prática para a equipa como o mais bem-sucedido participante de sempre do Rali Dakar. O seu conhecimento vai ser um enorme trunfo para o nosso programa”.



“Rokas Baciuska é um dos mais excitantes e promissores talentos das provas de rali-raid, com um historial impressionante desde a sua primeira participação no Dakar em 2022 – o mesmo ano em que foi coroado Campeão Mundial de Ralis da FIA na classe T4. Com o Stéphane e o Rokas agora a bordo e os testes do Defender Dakar D7X-R a acelerar, é um momento extremamente emocionante para a equipa, uma vez que nos concentramos no trabalho que temos pela frente”, acrescentou.



Categoria “Stock” melhorada 

A temporada 2026 do W2RC irá implementar novos regulamentos que têm como objetivo tornar a categoria 'Stock' significativamente mais competitiva em geral, à medida que a FIA e os organizadores do Dakar respondem à crescente capacidade e popularidade dos 4x4 e SUV de alto desempenho. A Defender espera tirar partido desta alteração, para conseguir mostrar a durabilidade e capacidade nos terrenos mais difíceis por parte do seu modelo.


A construção dos carros de competição oficiais Defender D7X-R também já começou, com as carroçarias dos carros a saírem da linha de produção na fábrica de Nitra da JLR. Está planeado um programa de testes exaustivo antes do lançamento da equipa completa no final deste ano.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page