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Foto do escritorPedro Junceiro

Jay-Z compra primeiro relógio Bugatti Tourbillon

Criado para honrar a exclusividade do Bugatti Tourbillon, automóvel revelado em junho, o relógio com o mesmo nome tem produção limitada a apenas 150 unidades e o primeiro a comprá-lo foi o conhecido músico norte-americano Jay-Z.



Frequentemente, as marcas automóveis de requinte associam-se a companhias da relojoaria para criarem peças especiais, sendo uma forma também de o comprador de um automóvel demonstrar o seu apreço pela referida marca.

 

Um dos casos mais impactantes é o da colaboração entre a Bugatti e a Jacob&Co, com esta última a produzir um relógio inspirado no mais recente dos desportivos da marca francesa e com o qual partilha a denominação – Tourbillon.

 

O automóvel assume-se como uma peça altamente exclusiva (250 unidades serão produzidas) repleta de detalhes especiais, como o motor V16 que serve de “coração” para o sistema híbrido capaz de debitar, no total, 1800 cv de potência. No interior, os manómetros do painel de instrumentos são, eles próprios, inspirados nas técnicas da relojoaria.



É neste jogo de inspirações que surge o relógio da Jacob&Co. O relógio Tourbillon terá uma produção ainda mais limitada, de apenas 150 unidades, e inspira-se grandemente nos conceitos técnicos do Bugatti. A este respeito, conta com um total de dez elementos diretamente inspirados no automóvel, incluindo até uma própria representação mecânica do motor V16.

 

Executado de forma artesanal, este automatismo único é constituído por um único bloco grande de safira transparente, no qual estão perfurados 16 cilindros.

Estes alojam 16 pistões de titânio, acionados por um feito da relojoaria: uma cambota de eixo único. Quando o autómato é ativado, a cambota gira e os 16 cilindros movem-se para cima e para baixo. O bloco do motor está ligado a um conjunto de 16 coletores de escape, explicando-se assim o preço de 340.000 dólares por cada peça (cerca de 306.000€).



A primeira unidade foi entregue ao “rapper” e produtor musical Jay-Z, que apareceu no Fanatics Fest, em Nova Iorque, com o relógio no pulso. O artista é amigo do CEO e fundador da marca de relógios, Jacob Arabo, que confirmou o mesmo através da sua conta do Instagram.


Jay-Z é também um adepto e colecionador de relógios de alta qualidade, dispondo de uma lista de peças avaliada em milhões de dólares.




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