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Foto do escritorPedro Junceiro

Renegade e Compass melhoram tecnologia

Ambos os modelos da marca americana recebem novos atributos tecnológicos, além de importante versão eletrificada que mantém as emissões e os consumos sob controlo



Já com alguma duração no mercado, os Jeep Renegade e Compass são agraciados com uma atualização mais profunda que visa, sobretudo, as vertentes da tecnologia e do equipamento, mas que não esquece o lado da eficiência, cada vez mais fundamental na sua gama, enquanto caminha para um futuro mais sustentável.

 

Além do Avenger, que também recebeu, recentemente, uma versão híbrida de 48 V a juntar ao modelo elétrico com que foi lançado, os Renegade e Compass são fundamentais para um posicionamento mais forte no mercado europeu, com este trio a formar um conjunto mais coeso de oferta ao gosto dos europeus.



Particularmente importante é o sistema e-Hybrid também de 48 V, mas diferente no conceito em relação ao do Avenger. A premissa é a mesma, ou seja, a gestão automática das fases de condução em modo elétrico ou de combustão, embora seja relevante apontar que a autonomia sem emissões é limitada em virtude de ter apenas um pack de baterias de 48 V com 17.5 Ah de capacidade (com refrigeração por líquido) e de 0.8 kWh.

 

Na base do sistema e-Hybrid para ambos os modelos está o motor 1.5 turbo de quatro cilindros em linha (GSE T4) pensado para oferecer maior eficiência, com ciclo Miller e 130 CV de potência e 240 Nm de binário máximo. Crucialmente, o sistema híbrido integra aquilo que a Jeep designa de sistema de travagem inteligente, permitindo a travagem regenerativa para aproveitar a energia durante a desaceleração.



O motor é, depois, complementado por um motor elétrico de 15 kW integrado na caixa automática de sete velocidades, o qual pode autorizar breves momentos de condução em modo elétrico. Além desse, há ainda um gerador de arranque por correia (BSG), o que permite um arranque suave do motor de combustão interna a baixas velocidades. A energia é fornecida por um conjunto compacto de baterias de 48 V, com uma capacidade de 17.5Ah e de 0.8 kWh. O sistema de controlo híbrido, alojado numa unidade separada, coordena a integração entre as fontes de energia, otimizando o desempenho em várias condições de condução.

 

A Jeep adianta que o sistema eletrificado permite ainda algumas vantagens de desempenho que mimetizam traços do Diesel, como a função "e-creeping", que permite movimentos curtos para a frente sem necessidade de acelerar. Além disso, o veículo pode ser estacionado em modo 100% elétrico.



Breve contacto 

No evento de apresentação, em Itália, pudemos comprovar a validade deste sistema híbrido de 48 V de competências reforçadas a bordo de um Renegade renovado, sendo particularmente útil em trajetos de baixa dificuldade em que as necessidades de aceleração são diminutas. Nesses momentos, é possível circular por algum tempo em modo elétrico, com maior suavidade de rolamento atendendo à ausência de vibrações e de ruídos.

 

As prestações saem ainda reforçadas pela ajuda do motor elétrico nas fases de aceleração e das retomas, embora seja preciso um contacto muito mais longo do que apenas os cerca de 30 minutos para aquilatar melhor da competência deste sistema eletrificado que, para já, pareceu oferecer bons indicadores de desempenho, enquanto promete uma redução importante dos consumos de combustível e das emissões poluentes.



Aquilo que se mantém é a grande solidez do Renegade, tanto a nível de construção, como de rolamento, com direção que não é das mais informativas, mas que sai beneficiada pelo novo volante (ler mais abaixo) para uma sensação mais dinâmica. O acerto de suspensão revela-se cómodo, com controlo eficaz dos movimentos da carroçaria e boa nota no equipamento. Nota muito positiva para a melhoria da vertente tecnológica, como o painel de instrumentos digital ou o ecrã tátil de centro com novo sistema multimédia.

 

"Para a Jeep, a importância do e-Hybrid é também cultural, porque queremos fazer dele o primeiro ponto de entrada na mobilidade elétrica para aqueles que ainda não se sentem preparados para aderir a esta evolução do mercado. Como prova disso, estamos a oferecer a mesma tecnologia no Avenger e em dois outros modelos importantes: Renegade e Compass, representando mais um passo em direção à sustentabilidade, sem sacrificar o conforto e a performance", afirmou Eric Laforge, Diretor da marca Jeep na Europa durante o evento de lançamento destes dois modelos.



Renegade mais moderno 

Já com grande longevidade no mercado, o novo Renegade atualiza-se em áreas consideradas fundamentais, nomeadamente, no aspeto tecnológico a bordo, já que passa a dispor de um novo sistema de infoentretenimento de 10.1" com um poder de processamento cinco vezes mais rápido do que a geração anterior e ligação sem fios a Android Auto e Apple CarPlay. A navegação online e as atualizações “over-the-air” estão também asseguradas.

 

A renovação traz ainda um novo painel digital TFT de 10.25" para o condutor, novo volante e uma nova câmara traseira, sendo que todos estes elementos são de série no Renegade, bem como as jantes de liga leve de 16 polegadas, bancos em tecido e faróis de nevoeiro.

 

Os outros níveis de equipamento são os Altitude, que complementa a oferta com iluminação dianteira Full LED e farolins também em LED ou o ar condicionado automático, e o Summit, o qual eleva a fasquia no conforto, ao oferecer novas jantes de liga leve de 18 polegadas e bancos dianteiros aquecidos.



Compass também melhorado 

Ao nível do Compass, o equipamento foi melhorado, passando a incluir agora faróis LED com um design exclusivo, jantes de liga leve de 18 polegadas e bancos em tecido/vinil na variante Altitude, enquanto a Summit apresenta jantes de liga leve com acabamento diamantado de 19 polegadas e um tejadilho preto para um efeito contrastante de dois tons.

 

Um dos principais destaques desta nova gama é a introdução de uma calibração otimizada do motor e da bateria, mas é também digno de registo a inclusão de novos pneus de 18” de classe A+ de eficiência, o que permite reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 até 3%.

 

O Compass e-Hybrid recebe, ao mesmo tempo, novidades nos assistentes à condução, adotando tecnologias de Nível 2 de condução autónoma para maior segurança em ambientes urbanos e extraurbanos, algo que também é fundamental atendendo aos novos requisitos de segurança da União Europeia previstos para julho deste ano.

 

Os Jeep Renegade e Compass de “Model Year 24” já estão disponíveis para encomenda, com preços a partir dos 33.650€ na versão de entrada do modelo mais compacto e dos 40.200€ do Compass e-Hybrid na versão Altitude.

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