top of page
Logotipo | e-auto

Alpine A110 R Ultime: o mais extremo!

Atualizado: 11 de fev.

Produzido numa série limitada de apenas 110 exemplares, o Alpine A110 R Ultime é a expressão mais extrema do coupé francês, com potência elevada até aos 345 cv e aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Com a eletrificação no horizonte, esta variante deverá também assinalar a despedida do modelo que fez regressar a Alpine enquanto marca de desportivos.


Alpine A110 R Ultime: a face mais extrema!

 O Alpine A110 recebe mais uma versão, mas esta promete ser a mais marcante – com potência elevada até aos 345 cv, desenho mais agressivo e possibilidades ampliadas de personalização, o A110 R Ultime promete ser uma “despedida” condigna para este coupé de duas portas, responsável pelo renascimento da Alpine na época moderna.

 

Inicialmente, os engenheiros da Alpine trabalharam como uma pequena equipa de "comandos" no projeto, reunindo os melhores especialistas do desporto automóvel para conceber um A110 R de competências especiais em termos de potência, aerodinâmica e opções de personalização. A sua génese deriva, portanto, de uma ética próxima à da competição, com o departamento de engenharia da marca gaulesa a conceber aquilo que apelidam de expressão mais pura da condução desportiva para um A110, assente em características como o baixo peso (3,2 kg/cv) ou a aerodinâmica aguerrida.


“O A110 R Ultime é a essência absoluta do que pretendemos alcançar na Alpine"

 

“O A110 R Ultime é a essência absoluta do que pretendemos alcançar na Alpine, quando concebemos automóveis dinâmicos que colocam o prazer de condução acima de tudo. Proporcionando uma experiência de condução inigualável, o A110 R Ultimate distingue-se dos seus rivais”, afirma Philippe Krief, Diretor-Geral da marca Alpine, fazendo alusão a este modelo, cuja produção estará limitada a apenas 110 unidades, na fábrica Jean Rédélé Alpine, em Dieppe.


Alpine A110 R Ultime: a face mais extrema!

Fato de competição 

O “design” do A110 R Ultime levantou um dilema para a Alpine, que teve de encontrar uma forma de aumentar o desempenho deste modelo sem privar o A110 de homologação para as vias públicas. Para encontrar a resposta, os engenheiros e o piloto de testes da marca, Laurent Hurgon, procederam a uma revisão conjunta de diversas áreas – motor, chassis, travões e aerodinâmica. O objetivo passou pela melhoria do desempenho geral e pela passagem em curva mais veloz.

 

O chassis foi aperfeiçoado, sendo a estrutura construída inteiramente em alumínio, mantendo-o assim como um dos desportivos mais leves do mundo. A suspensão foi completamente redesenhada com novos amortecedores Ohlins TTX, com regulação em altura e regulação hidráulica bidirecional para compressão e recuperação. As novas jantes forjadas, de 18 polegadas à frente (10 mm mais largas que o A110 R) e de 19 polegadas atrás, têm desenho exclusivo e são otimizadas em termos de peso, surgindo associadas a pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, adaptados a este modelo em específico.


Alpine A110 R Ultime: a face mais extrema!

Também o sistema de travagem foi melhorado, com discos compostos de maior diâmetro e pastilhas inspiradas no desporto automóvel.

 

No lado da aerodinâmica, a Alpine conseguiu aumentar a carga aerodinâmica em 160 kg, apresentando “splitter” dianteiro com lábio flexível, aletas nas extremidades do para-choques dianteiro e um difusor atrás. O próprio sistema de arrefecimento foi alterado, atendendo a uma utilização mais intensiva pensada para a pista, tendo por base duas aberturas no capot que empurram o ar para cima. Para completar os melhoramentos, conta com um “spoiler” e uma asa traseira de dois planos ajustável.


Motor mais potente 

Embora tentando não incrementar em demasia a potência, o motor ganhou novos pistões forjados e novas bielas derivadas dos desportos motorizados. O turbocompressor foi otimizado, bem como o mapeamento do motor, aumentando a potência do A110 R Ultime para 345 cv quando utilizado combustível com índice de octanas de 102 RON (com gasolina de 98 octanas fica-se pelos 325 cv). O binário máximo é de 420 Nm, mais 80 Nm do que o A110 R Turini. O motor está associado a uma caixa de velocidades DCT6 nova.

 

Fruto de todas as alterações, o A110 R Ultime é cerca de 20 segundos mais rápido que o A110 R no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife. Sem indicar o tempo agora obtido, os 20 segundos retirados ao tempo anterior (7m35s) colocam este A110 R Ultime na franja dos 7m15s.


Alpine A110 R Ultime: a face mais extrema!

Personalização para todas as carteiras 

O A110 R Ultime é também uma expressão de personalização quase sem limites. Pela primeira vez, a Alpine oferece aos seus clientes a oportunidade extremamente ampla de personalização, por intermédio do processo de co-criação, o “Atelier Sur-Mesure”. Além de oferecer uma gama de 28 cores de carroçaria, a marca associou-se à Poltrona Frau, um dos maiores especialistas em couro do mundo, para oferecer uma escolha de 14 tons de estofos em Alcantara, juntamente com 10 tons de couro.

 

Muitas das caraterísticas exteriores podem ser da cor da carroçaria, incluindo as peças em carbono, o capot, o tejadilho e o painel traseiro (no lugar do vidro), ao passo que no interior todas as áreas do “cockpit” são estofadas em pele premium e Alcantara, incluindo os bancos, os painéis das portas, as inserções, a consola, o painel de instrumentos e os puxadores.


Alpine A110 R Ultime: a face mais extrema!

Por fim, para celebrar a cor que define a marca, os 110 exemplares do A110 R Ultime incluem 30 numa versão denominada La Bleue, com uma pintura exterior com uma gradação de dois azuis e um interior exclusivo em pele preta e azul.

 

O auge atingido por esta versão do A110 promete tornar o modelo numa “peça” de colecionador, sobretudo à medida que se aproxima a chegada do seu sucessor, totalmente elétrico, previsto para o final de 2026.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page