top of page
Logotipo | e-auto

Alpine A290 para os ralis

Atualizado: 6 de jul.

A Alpine desenvolveu versão de ralis do A290, automóvel 100% elétrico com estreia oficial em competição em curso, no Rallye Rouergue Rodez Aveyron Occitanie, prova em frança que teve início ontem e acaba amanhã. Concebido de acordo com os regulamentos oficiais da FIA para a categoria eRally5 criada em 2022 (acesso reservado a elétricos baseados a carros produzidos de série, facto que pressupõe a manutenção da tração às duas rodas e do motor e da bateria originais), esta máquina com 220 cv “apresenta-se” nos troços com sonoridade emanada por altifalante.



Desenvolvido pela equipa de engenheiros da Alpine residente em Viry-Châtillon, França, o A290 Rallye reforça o posicionamento da marca francesa no mundo dos ralis, depois de já ter criado, no passado, versões dedicadas do A110. No entanto, este é o primeiro modelo 100% elétrico da marca desenvolvido, especificamente, para os ralis, com o objetivo de seduzir clientes que procurem as emoções da competição sem emissões poluentes.

 

Esta é mais uma das novidades que a Alpine preparou para comemorar os 70 anos de história. E, de acordo com o fabricante, este A290 tanto poderá usar-se em para troféu monomarca como noutros tipos de ralis. Na estreia, a marca apresenta-se com número muito limitado de pilotos, com o apoio técnico e prémios em linha com a filosofia das competições-cliente do Grupo Renault.


ree

Preparação técnica

O desenvolvimento do Alpine A290 Rallye foi feito de acordo com as exigências técnicas da FIA em matéria de segurança, integrando, por isso, uma estrutura de segurança no interior e “baquets” Sabelt.

 

O motor debita 220 cv e 300 Nm, que chegam às rodas dianteiras com o auxílio de diferencial autoblocante ZF, enquanto a caixa de velocidades e o sistema de gestão eletrónica foram atualizados e otimizados. O A290 Rallye está equipado com sistemas de monitorização que garantem a eficácia do sistema elétrico. A Alpine assegura a infraestrutura de carregamento e, dependendo do local, serão utilizadas diversas tecnologias de fornecimento de energia “verde”.


ree

A travagem dianteira é assegurada por sistema com pinças monobloco de seis pistões e discos de 350 mm. Na traseira, pinças de um pistão atuam em discos de 280 mm. O sistema ABS de competição foi desenvolvido pela Alpine Racing. Por fim, registe-se a inclusão do indispensável travão de mão hidráulico.

 

Em termos do chassis, o A290 Rallye conta com componentes adaptados ao mundo da competição, como a suspensão específica com amortecedores ALP Racing Suspension, as jantes especiais EVO Corse 8x18 ou os pneus Michelin Pilot Sport A.



Por fim, como o som é parte integrante da experiência tanto para o público como para os pilotos, sistema inovador permite ao A290 Rallye emitir ruído que corresponde à velocidade do veículo e à posição do acelerador. O carro novo também tem participações confirmadas também no Festival de Velocidade de Goodwood (10 a 13 de julho), em Inglaterra, e no Rallye Mont-Blanc Morzine (4 a 6 de setembro), em França. O preço em Portugal será anunciado brevemente.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page