Cadillac confirmada na F1 em 2026
- Pedro Junceiro
- 7 de mar.
- 2 min de leitura
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a Fórmula 1 aprovaram oficialmente a candidatura da Cadillac Formula 1 Team no Mundial de 2026, tornando-se assim na 11.ª equipa a participar na modalidade a partir do próximo ano.
A Cadillac Formula 1 Team recebeu a aprovação final para se juntar à Fórmula 1 na temporada de 2026. Apoiada pela TWG Motorsports e pela General Motors, a equipa americana foi confirmada pela FIA e a pela Formula One Management (FOM), com estas a anunciarem que a Cadillac cumpriu os seus requisitos para se juntar às dez equipas existentes a partir do próximo ano.
Apesar de só agora ter visto a sua participação confirmada na F1 em 2026, a Cadillac já vinha a fazer uma série de acordos e alterações organizacionais, incluindo acordos para a utilização de unidades de potência V6 híbridas da Ferrari até que as suas, desenvolvidas internamente, estejam prontas.

Desde que a candidatura à Fórmula 1 foi anunciada, em janeiro de 2023, a TWG Motorsports reuniu uma equipa experiente de mais de 300 pessoas que trabalham em áreas como as da aerodinâmica, desenvolvimento de chassis e de componentes, “software” e simulação da dinâmica do carro. Neste trajeto, a equipa conta já com modelos operacionais em túnel de vento, produção de peças e testes de desempenho em curso. A equipa tem operações em solo americano (em Indianápolis, Carolina do Norte e Michigan) e no Reino Unido (em Silverstone).
“Durante o ano passado, trabalhámos lado a lado com a GM para criar uma base sólida para uma entrada extraordinária na Fórmula 1”, afirmou Dan Towriss, Diretor Executivo da TWG Motorsports. “Agora, com 2026 na nossa mira após a aprovação final de hoje da FIA e da Formula One Management, estamos a acelerar os nossos esforços, expandindo as nossas instalações, refinando tecnologias de ponta e continuando a reunir talentos de primeira linha”, acrescentou.

Por seu turno, o Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, declarou que “a expansão do Campeonato de Fórmula 1 da FIA para uma 11.ª equipa em 2026 é um marco. A GM/Cadillac trazem uma nova energia, alinhando-se com os novos regulamentos da FIA 2026 e dando início a uma era emocionante para o desporto”.
Este anúncio segue-se à confirmação de que Graeme Lowdon, executivo de longa data na área dos desportos motorizados, será o chefe de equipa da equipa de Fórmula 1 da Cadillac. O veterano da indústria Russ O'Blenes foi nomeado Diretor-Executivo da TWG GM Performance Power Units LLC, uma nova empresa que colocará a Cadillac no caminho futuro para ser uma equipa totalmente independente e oficial – enquanto construtora de chassis e das unidades de potência de Fórmula 1.
Comentarios