Cadillac planeia SUV mais desportivo
- José Caetano

- 16 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de ago. de 2025
A marca “premium” da General Motors (GM) dispõe de Sport Utility Vehicles (SUV) com motorizações elétricas em número mais do que suficiente para as exigências atuais, mas a gama, aparentemente, necessita de automóvel mais desportivo. É a lacuna que a Cadillac pretende suprimir com este Elevated Velocity…
A Cadillac, a marca da GM com posicionamento comercial mais diferenciado, tem plano para a produção de SUV elétrico com vocação mais desportiva do que todos os automóveis que encontramos na gama proposta na América do Norte e noutros mercados de referência. Prova-o este Elevated Velocity apresentado em Monterey, na Califórnia, EUA, durante a Semana do Automóvel.
Neste Elevated Velocity, duas portas do tipo “asas de gaivota”, habitáculo com 2+2 lugares e promessa de competências dinâmicas e “performances” que asseguram a inclusão do “crossover” na gama de desportivos Série V. O automóvel tem quatro modos de condução: Terra (posiciona a suspensão pneumática no nível mais alto, preparando o carro para o “fora de estrada”), e-Velocity (otimiza o comportamento em autoestrada e estrada), Elements Defy (recorre a vibrações para limpar detritos no exterior do SUV…) e Sand Vision (programa de visão noturna preparado até para tempestades de areia).

Os modos de condução não mudam apenas a altura ao solo e a potência: também filtram o ar que respiramos no “cockpit”, por eliminar as partículas de pó dentro do habitáculo) e propõem sistema de terapia de luz vermelha para recuperação física rápida do condutor e dos demais ocupantes do carro, após atividades desportivas ao ar livre. No interior do estudo novo da Cadillac, encontram-se três experiências de utilização: Welcome, Elevated e Velocity.
A “Caddy” não anunciou quaisquer especificações técnicas para este estudo com rodas de 24’’, equipamento que combina pouco com as ambições “off-road” deste Elevated Velocity – no OPTIQ-V à venda nos EUA durante o próximo outono, 519 cv e, ativando-se o controlo de arranque Velocity Max, 0-100 km/h em menos de 4 s.





























Comentários