Capricorn 01 Zagato para os fãs mais puristas
- João Isaac
- há 5 dias
- 2 min de leitura
A Capricorn, empresa alemã especializada na competição automóvel, divulgou imagens de hipercarro novo, o 01 Zagato! Esta criação, e o nome denuncia-o, foi desenhada pelo icónico estúdio de “design” italiano e destina-se a adeptos da exclusividade e do prazer de condução “analógico”.

A carroçaria, belíssima, é fabricada em fibra de carbono e, de acordo com o homem-forte do “design” da Zagato, Norihiko Harada, “resiste ao teste do tempo”. A Capricorn recorreu ao mesmo material para a produção do chassis, que desenvolveu “à imagem” dos LMP1 que antecederam os Hypercar no Mundial de Resistência (WEC). Devido a esta combinação, o 01 Zagato pesa apenas 1200 kg.
O motor V8 5.2 de origem Ford, depois de modificado pelos alemães, apresenta 900 cv e 1000 Nm, mas estes números ainda são provisórios, uma vez que o carro ainda não foi submetido a processo de homologação. Um dos elementos centrais da experiência de condução é a caixa manual de 5 velocidades, do tipo “dog-leg”, que assegura a transmissão de dose tão massiva de energia apenas às rodas traseiras.

De acordo com a Capricorn, o 01 Zagato acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3 s e pára de ganhar velocidade apenas quando atinge os 360 km/h! O sistema de travagem da Brembo tem pinças de seis êmbolos e discos carbocerâmicos. O ABS também foi desenvolvido “à medida” de hipercarro com assistência elétrica à direção que “sai de cena” sempre que o ritmo aumenta, o que beneficia o “feedback” transmitido ao condutor.
A empresa alemã, com a parceira italiana, também dedicou muito tempo ao desenvolvimento da aerodinâmica, com carroçaria e fundo plano desenhados para produzirem uma quantidade significativa de “downforce” sem recurso a apêndices demasiado vistosos, nomeadamente um “spoiler” traseiro de grandes dimensões. Assim, a Capricorn facilita a condução do hipercarro e preservar as linhas criadas pela Zagato.

"O nosso objetivo era conseguir uma distribuição constante e previsível da força descendente para garantirmos a estabilidade, e não uma força descendente ultraelevada e com uma janela de operação estreita que tornaria o hipercarro instável e difícil de conduzir", disse Robertino Wild, diretor da Capricorn.
A Capricorn anuncia a produção de apenas 19 unidades do Zagato 01, hipercarro proposto, unitariamente, por cerca de 2,95 milhões de euros, mais impostos.
Já o desenho do interior é inspirado em automóveis de competição históricos, destacando-se, por exemplo, o posicionamento central do conta-rotações de grandes dimensões e com escala até às 10.000 rpm. Elementos como os pedais e o seletor da caixa podem ajustar-se para que o “piloto” encontre uma posição de condução próxima da perfeição. O acesso ao habitáculo faz-se por portas oscilantes montadas no tejadilho, ao melhor estilo “asas de gaivota”, e não existe espaço para grandes ecrãs digitais no painel de bordo, que tem apenas um “display” de pequenas dimensões para apresentar as imagens captadas pela câmara traseira que substitui o retrovisor interior.
Comentários