CATL tem bateria nova na Europa
- João Isaac
- há 1 dia
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Responde pelo nome de Shenxing Pro e tem duas versões. Falamos da bateria nova apresentada pela CATL no IAA Mobility de Munique, com química do tipo LFP – fosfato de ferro e lítio. De acordo com os chineses, este acumulador de energia foi desenvolvido “à medida” da Europa.

A Shenxing Pro Super Long Life & Long Range Battery, como podemos antecipar pelo nome, tem o objetivo de maximizar a autonomia. Segundo o fabricante, e em função do automóvel, pode permitir até 758 km, de acordo com a homologação europeia WLTP. Tem uma vida útil estimada de 12 anos ou 1 milhão de quilómetros e, nos testes realizados internamente, registou só 9% de degradação (ou perda de capacidade) após uma simulação de 200.000 km.
Já a Shenxing Pro Super-Fast Charging Battery, que permite “apenas” até 683 km, também WLTP, permite “recuperar” 478 km em 10 minutos, realizando-se a carga em condições ideais. Segundo a CATL, nos dois “pacotes”, mesmo encontrando-se só 20% da capacidade de armazenamento de energia, o sistema entrega 830 kW de potência ao motor. Outras qualidades: excelentes “performances” até sob condições de operação muito difíceis, nomeadamente temperaturas baixas, e garantias de 10 anos ou 240.000 km.
A CATL anunciou outras características importantes da Shenxing Pro, como a configuração “cell-to-body” e o desenho do tipo "wave cell" que melhora a integração e a estabilidade estrutural da bateria. Outra mais-valia é o desempenho superior do sistema de refrigeração das células.
Ambas as versões integram a tecnologia NP 3.0, acrónimo de “No Propagation 3.0” (Sem Propagação 3.0), um sistema concebido pela CATL para manter um fornecimento de alta tensão durante mais de uma hora, mesmo em caso de perda térmica, sem fumo ou chamas. De acordo com a empresa, a Shenxing Pro é o primeiro produto com química LFP a disponibilizar esta tecnologia.
Atualmente, a CATL opera duas fábricas na Europa e tem uma terceira unidade de produção em fase de planeamento. A primeira foi inaugurada em Erfurt, Alemanha, em 2018, e a segunda está em construção em Debrecen, Hungria, encontrando-se o arranque da produção programado para oo início de 2026. Já a terceira resulta de parceria com a Stellantis assinado em 2024 e tem um custo de instalação previsto de 4,1 mil milhões de euros.