top of page
Logotipo | e-auto

Colapinto no lugar de Doohan na Alpine

A Alpine anunciou a substituição de Jack Doohan por Franco Colapinto para as próximas cinco corridas do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Os resultados aquém do esperado por parte do jovem piloto terão estado na origem desta troca inesperada na formação gaulesa.



Ao cabo de seis provas, a Alpine anunciou já uma mexida na sua dupla de pilotos na temporada de 2025 do Mundial de Fórmula 1. O “rookie” Jack Doohan irá ceder o seu lugar a Franco Colapinto nas próximas cinco corridas, já a partir do próximo Grande Prémio de Emília Romana, em Imola. Uma nova avaliação da prestação dos pilotos será efetuada antes do Grande Prémio da Grã-Bretanha, em julho.

 

Tendo feito a sua estreia em 2024 na Williams, Franco Colapinto surpreendeu pela competitividade logo na sua primeira participação, mas viria a não ser escolhido no final da época para continuar na equipa de Grove, que optou por contratar Carlos Sainz. O argentino viu, no entanto, as “portas” da Alpine abrirem para a sua entrada, embora como pilotos de testes e de reserva, assumindo agora o lugar de piloto titular.


Colapinto irá utilizar o número #43 e será o companheiro de equipa de Pierre Gasly nos Grandes Prémios de Emilia Romana, do Mónaco, de Espanha, do Canadá e da Áustria.

 

Conselheiro executivo da Alpine na Fórmula 1, Flavio Briatore explicou que “depois de analisarmos as primeiras corridas da época, tomámos a decisão de alinhar o Franco ao lado do Pierre nos próximos cinco eventos. Com uma concorrência tão apertada como a deste ano e com um carro competitivo que a equipa melhorou consideravelmente nos últimos doze meses, estamos numa posição em que compreendemos a necessidade de rodar a nossa dupla”.


“Também sabemos que a época de 2026 será importante para a equipa e que uma avaliação completa e justa dos nossos pilotos é a coisa certa a fazer este ano, a fim de maximizar as nossas ambições no próximo ano”, acrescentou o italiano, que foi chamado de volta à Fórmula 1 no ano passado.



 Pela sua parte, Franco Colapinto agradeceu a promoção e deixou a garantia de que vai “trabalhar arduamente com a equipa para preparar a próxima corrida em Imola e a tripla seguinte, que será, sem dúvida, intensa e um grande desafio para todos nós. Vou fazer o meu melhor para entrar rapidamente no ritmo e vou dar tudo o que tenho para conseguir os melhores resultados ao lado do Pierre”.

 

Jack Doohan regressa ao papel de piloto de reserva da Alpine e continuará a ser apoiado e a fazer parte da estrutura da equipa nesta fase.

 

 “Estou muito orgulhoso por ter realizado o sonho da minha vida de me tornar um piloto profissional de Fórmula 1. Estarei eternamente grato à equipa por me ter ajudado a concretizá-lo. É claro que este novo capítulo é difícil de aceitar, pois quero naturalmente correr, como qualquer piloto profissional. Dito isto, agradeço a confiança e o empenho da equipa. Temos objetivos a longo prazo e continuarei a dar o meu melhor para os alcançar, da forma que me for possível. Por agora, estou concentrado, a trabalhar arduamente e vou acompanhar as próximas cinco corridas com interesse, enquanto continuo a perseguir os meus objetivos pessoais”, referiu Doohan.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page