Daihatsu “admite” sucessão do Copen
- João Isaac

- 29 de out.
- 1 min de leitura
A marca do Grupo Toyota anunciou o fim da produção do automóvel durante 2026, mas a exibição de “concept” em Tóquio, no Japan Mobility Show, “abre a portas” à sucessão do descapotável. Chama-se K-Open e, segundo Koji Sato, homem-forte do maior fabricante nipónico de automóveis, o processo de desenvolvimento pode contar com a participação até de Akio Toyoda (o “chairman” do consórcio é adepto assumido quer da competição, quer de carros desportivos).

Não existem informações sobre as dimensões e desconhece-se até se o Daihatsu continuará adaptado às regras da categoria Kei Car, mas sabe-se que adotará uma plataforma de tração traseira, o que deixou a comunidade de fãs entusiasmada. “É
difícil explicar a dificuldade de integração desta arquitetura em carro tão pequeno! Tivemos de arrumar o motor dianteiro numa posição baixa, encaixar bem a caixa e o veio de transmissão, e repensar a disposição dos pedais. Este estudo concentra muito conhecimento técnico e deve-se à capacidade dos seus criadores”, afirmou Koji Sato.
A geração atual do Copen tem motor de 3 cilindros com 0,66 litros de capacidade, sobrealimentação turbo e 63 cv, uma combinação que proporciona muita diversão na condução de carro que pesa apenas 850 kg. No K-Open, caixa manual e travão de estacionamento acionado mecanicamente. Confirmando-se a produção, carro novo no mercado nipónico apenas em 2027.













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