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Denza na Europa só em 2026

A Denza, marca chinesa “premium” na “órbita” da BYD, adiou a entrada na Europa, programa que anunciou em junho e reconfirmou em setembro, no IAA de Munique, na Alemanha. De acordo com as informações disponíveis, a companhia criada por BYD e Daimler (atualmente, Grupo Mercedes) em maio de 2010 e reestruturada no final de 2021, momento em que a participação dos alemães diminuiu para apenas 10%, o lançamento foi reprogramado para o segundo trimestre de 2026.


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Originalmente, a Denza produzia apenas automóveis elétricos, mas o aumento da participação da BYD originou reposicionamento da marca, que passou a privilegiar o mercado “premium” e a propor, também, sistemas híbridos Plug-In. O fabricante chinês, na Europa, apresenta-se como alternativa a NIO e XPENG, duas marcas de origem chinesa que também competem no Velho Continente. Os outros “alvos” da subsidiária da BYD são as alemãs Audi, BMW e Mercedes.

 

A publicação alemã Handlesblatt, citando fonte da marca, diz que a Denza espera entregar os primeiros automóveis na Europa durante a primavera. O plano de ação prevê, igualmente, a criação de rede com cerca de 60 concessionários na região. A gama do fabricante integra o Z9 GT, “shooting brake” com 5,2 m de comprimento e versões elétricas e híbridas Plug-In e o furgão D9, que conta com o mesmo tipo de motorizações.



Klaus Hartmann, responsável da Denza na Europa, anuncia que o B5, Sport Utility Vehicle (SUV) com uma motorização híbrida Plug-In, ficará disponível somente no segundo semestre do próximo ano. A médio prazo, a marca chinesa planeia propor gama com até oito automóveis, com preços (estimados) a partir de 75.000 €.

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