ENVE 2025: novidades elétricas
- Pedro Junceiro
- há 1 dia
- 7 min de leitura
Este fim de semana, o Passeio Marítimo de Algés, no concelho de Oeiras, recebe o Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE). Este certame para utilizadores e apaixonados por veículos elétricos, cada vez mais, representa oportunidade de promoção para todas as marcas de automóveis que operam no mercado português. E-AUTO antecipa as novidades em exposição nesta 13.ª edição do evento da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) e apoiado pela Câmara Municipal de Oeiras.

O Passeio Marítimo de Algés é o local escolhido para mais uma edição deste evento que privilegia a mobilidade elétrica, com partilha de experiências entre condutores e muitas apresentações de carros novos pelas marcas, a maioria elétricos, mas também híbridos Plug-in (PHEV), incluindo com extensores de autonomia (REV).
Alfa Romeo
A marca italiana terá em exposição as versões Junior Especiale e Junior Veloce, os quais estarão disponíveis para “test-drive” nas imediações do ENVE, destacando-se que na manhã de sábado será Tomás Appleton, Capitão da Seleção Nacional de Râguebi e Embaixador da Alfa Romeo em Portugal, a acompanhar, no lugar do pendura, os clientes que se inscreverem para essas sessões.
BYD
A BYD, que continua a dar cartas no segmento dos automóveis de novas energias (EV e PHEV), apresentará a gama Seal 6 DM-i (nas carroçarias berlina e touring), incorporando a mais recente tecnologia híbrida “plug-in” da marca chinesa. Propõe autonomia elétrica até 105 km e combinada de até 1.455 km na versão sedan. Os modelos estarão disponíveis também para teste pelos interessados.
Além dessa gama, a BYD terá em exposição os modelos Sealion 7, Atto 2, Dolphin Surf e Seal U DM-i. Além da exposição dos carros e dos “test-drives”, a BYD tem planeados três concertos muito especiais que serão “alimentados” pelos seus automóveis através da tecnologia “Vehicle-to-Load” (V2L). Os concertos irão acontecer no Palco BYD no sábado, dia 20, das 12h às 14h e das 18h às 19h30, e no domingo, dia 21, das 12h às 14h.
Citroën
No espaço da Citroën, as estreias nacionais serão em dose dupla para duas tipologias de clientes distintas: a profissional, com o novo ë-C3 Van, versão comercial com dois lugares e espaço adicional de carga, derivada do modelo de passageiros (uma das poucas ofertas no segmento), e o renovado Ami, que é descrito pela marca como líder da micromobilidade em Portugal.
Mas há ainda outros veículos no espaço da marca francesa, como o ë-C4 156 cv (autonomia alargada), o ë-C3 Aircross 113 cv (autonomia conforto) e o ë-C3 113 cv. Estes modelos estarão disponíveis para “test-drive”, bem como os Ami em configurações Spicy, Icy eBuggy.
Dongfeng e Voyah
Participando no ENVE pela primeira vez, a Dongfeng terá em exposição e disponível para “test-drive” o seu citadino 100% elétrico Box, equipado com bateria de 42,3 kWh para até 310 km de autonomia em ciclo combinado WLTP. Este modelo é ainda destacado pela marca chinesa pelo facto de surgir com nível de equipamento elevado, incluindo bancos em pele sintética, câmara 360º e cruise control adaptativo e inteligente, entre outros.
Pertencente ao universo da Dongfeng, a marca premium Voyah é outra das estreantes do ENVE, surgindo com o SUV elétrico do segmento D, o Courage, que também disponível para “test-drive”.
DS Automobiles
A DS Automobiles apresenta-se com duas propostas renovadas: o Nº 4 elétrico em versão Étoile e o Nº 8 Jules Verne, naquela que é a edição de coleção do mais recente porta-estandarte da marca, com até 750 km de autonomia. Ambos os modelos poderão ser avaliados pelos clientes nos “test-drives” de duas unidades Nº4 (Pallas e Étoile) e do Nº 8 Jules Verne.

Farizon
Presente no país desde fevereiro de 2025, a Farizon irá estrear-se no ENVE para dar a conhecer a sua proposta de veículo comercial 100% elétrico, o SuperVAN, disponível nas configurações L1H1, L1H2, L2H1, L2H2, L2H3 e L3H3. Oferece até 13 m3 de volume de carga e capacidade útil de até 1.480 kg, além de ter desenho sem pilar B que facilita o acesso à zona de carga. Com potências entre os 231 cv (170 kW) e os 272 cv (200 kW) e baterias entre 49 e os 106 kWh, o Farizon SuperVAN promete autonomia até aos 398 em ciclo combinado WLTP.
Este modelo destaca-se pela ampla gama de configurações e pelo nível de equipamento recheado, de acordo com o fabricante, como o painel de instrumentos de 7,0 polegadas, o ecrã tátil de 12,3 polegadas com Apple CarPlay, bancos aquecidos e ventilados e câmara 360º, entre outros.

Fiat
“Primo” do Citroën Ami, o Topolino reinterpreta o modelo antigo da marca italiana, embora agora direcionado à micromobilidade urbana. Exposta estará a versão arejada Topolino Dolcevita, enquanto os “test-drives” serão feitos com a versão fechada.
Em complemento, a marca italiana irá expor outro nome “pesado”, neste caso o Grande Panda, naquela que é a mais recente interpretação de um dos maiores ícones da indústria automóvel, também disponível para condução pelos interessados. Por fim, o Fiat 600e será também um dos automóveis presentes no ENVE 2025.
Jeep
Na área da Jeep marcará presença o Avenger nas suas versões renovadas Altitude e Summit, que surgem substancialmente enriquecidas em equipamento e com várias evoluções práticas. Os visitantes do ENVE poderão conhecer o Avenger Summit em exposição e o Avenger Altitude em test drive nas imediações do recinto.
KGM
A marca sul-coreana apresenta-se com duas propostas 100% elétricas – a “pick-up” Musso EV e o SUV Torres EVX. No que diz respeito ao Musso EV, trata-se de modelo destinado a trabalho e lazer, com comercialização exclusiva com quatro portas e cinco lugares e em variantes 4x2 e 4x4, com bateria de alta capacidade e elevadas autonomias.
Já o Torres EVX é um SUV de porte médio que se posiciona entre os segmentos C e D-SUV, combinando atributos habitualmente muito valorizados, como são a tecnologia, espaço e conforto a bordo. Este modelo estará disponível para “test-drive”.
Kia
O Kia EV4 será um dos protagonistas desta edição do ENVE, após a sua estreia em Portugal no Caramulo Motorfestival. Este modelo, que tem chegada prevista ao mercado nacional em outubro, constitui a nova solução totalmente elétrica e familiar da Kia para o segmento C, estando disponível nas variantes Hatchback (5 portas) e Fastback (4 portas).
A representação da Kia no ENVE incluirá ainda o SUV compacto EV3, o “crossover” EV6 e o SUV topo de gama EV9. Todos estes modelos estarão disponíveis para “test-drive”.
Leapmotor
Também em estreia no ENVE, a Leapmotor irá expor os dois modelos atuais – o citadino elétrico T03 e o C10 na versão REEV, a mais recente variante eletrificada deste SUV familiar. Equipado com extensor de autonomia, o C10 REEV permite desfrutar da experiência de condução de um veículo 100% elétrico, mas com o suporte do motor de combustão interna promete alcance de até 970 km.

Maxus
Além do modelo de maior dimensão da marca, o eDeliver 9, o destaque vai para as novidades eDeliver 5 e eDeliver 7, recentemente chegadas ao mercado nacional. Tratam-se de dois furgões médios que vêm posicionar-se no centro da oferta 100% elétrica da marca, visando combinar funcionalidade e baixos custos de operação numa utilização profissional.
O eDeliver 5 oferece até 489 km de autonomia em ciclo urbano e dispõe de carga útil de 1.200 kg (volumes até 6,6 m3). Por seu turno, o eDeliver 7, que poderá ser testado em estrada, é destinado
ao transporte comercial de média dimensão e comercializado em duas configurações distintas, com 6,7 m3 e 8,7 m3. A bateria de alta capacidade de 88 kWh permite autonomia superior a 520 km.

Mitsubishi
Na Mitsubishi o destaque é o novo Outlander PHEV, emblemático D-SUV, que iniciou recentemente a sua carreira comercial em Portugal. Este modelo surge com tração integral graças à configuração de dois motores, “design” expressivo e maior conforto. Este modelo estará também disponível para teste em estrada.

Nissan
O espaço da Nissan terá no Ariya Nismo a grande novidade, tratando-se de modelo de aptidões vincadamente desportivas. Conta com sistema e4ORCE, suspensão revista com molas, barras estabilizadoras e amortecedores otimizados e conjunto motriz mais potente.
Com 435 cv de potência e 600 Nm de binário, este SUV elétrico acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,0 segundos, beneficiando ainda de desempenho aerodinâmico otimizado para reduzir o atrito e aumentar a carga descendente. A marca irá aproveitar o evento para apresentar este modelo, o qual já está disponível para venda com preço a partir de 57.750€.

Opel
A marca italiana estará presente com o trio de novos SUV 100% elétricos, composto pelos Frontera Electric, Mokka Electric e Grandland Electric, modelos que prometem abordagens elétricas diferentes (embora disponham ainda de variantes “mild-hybrid”), desde a mais acessível à mais completa em termos de funcionalidades e de equipamento. Os três modelos poderão ser ensaiados pelos clientes durante o ENVE 2025.

Peugeot
A Peugeot estará representada com quatro modelos, com destaque para o E-408, exposto na sua versão GT de 210 cv. A nova proposta será ladeada pelo trio de SUV que dá cartas no mercado nacional, nos respetivos segmentos: o E-3008 230 cv Long Range, o E-5008 e o E-2008. Em “test-drive” estarão os E-3008 na sua versão Dual Motor de 325 cv, o E-5008 e o E-408.
Stellantis Pro One
Os veículos profissionais da Stellantis Pro One estarão igualmente em destaque, em particular a oferta 100% elétrica oriunda do Centro de Produção Stellantis de Mangualde. Quatro dos exemplares ali produzidos estarão expostos na área “Mover Portugal sem Emissões”, espaço que a organização inaugura nesta edição do ENVE.
Assim, existirá um espaço específico sob o tema “Made in Portugal”, onde o público poderá conhecer os Citroën ë-Berlingo, Fiat e-Doblò e Peugeot E-Partner, bem como a versão de passageiros do Opel Combo Electric, salientando o papel que o grupo tem dado à fábrica de Mangualde. Recorde-se, é dali que “saem” oito elétricos de quatro das marcas Stellantis: as versões de Passageiros e de Comerciais Ligeiros Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo Electric e Peugeot E-Partner e E-Rifter.

Xpeng
A Xpeng irá marcar presença com o G6 (um SUV Coupé), com o G9 (SUV familiar) e com o P7 (berlina desportiva), providenciando também a possibilidade de os interessados efetuarem “test-drives” dos modelos. O G6 é atualmente o modelo da marca mais vendido em Portugal, destacando-se pela sua autonomia de 773 km no ciclo urbano WLTP.
Nota para o P7, que disponibiliza até 473 cv de potência, aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e sistema de infoentretenimento com interface tridimensional.
Comentários