Após o lançamento das versões animadas pelo motor 3.0 V6 a gasolina (Modena de 490 cv, disponível desde 227.986 €; e Trofeo de 550 cv, proposta a partir de 277.084 €), aquelas que começaram por assinalar o renascimento desse ícone da marca do Tridente que é o seu coupé desportivo do tipo 2+2, pisou, pela primeira vez, solo português o novíssimo Maserati GranTurismo Folgore
Ao primeiro automóvel 100% elétrico da marca de Modena, e único modelo de luxo do seu género alimentado apenas por baterias, coube o papel de protagonista de um encontro com a imprensa portuguesa em que e-Auto não poderia deixar de estar presente, e serviu, essencialmente, para anunciar que já pode ser encomendado no nosso país, com preços que se iniciam nos 217.349 €, o que faz desta a variante mais acessível (ou menos dispendiosa…) de toda a gama, estando as suas primeiras entregas previstas já para o próximo mês de abril.
Com linhas tipicamente Maserati, que em tudo se assemelham às dos seus congéneres equipados com motores de combustão, embora não dispensando alguns elementos que indicam ser impulsionado exclusivamente por motores elétricos (nomeadamente, emblema Folgore nos flancos; grelha nos guarda-lamas dianteiros, com função meramente estética, iluminada por LED azuis e com acabamento interior em preto brilhante; jantes exclusivas, aerodinamicamente otimizadas, e únicas possíveis de montar no modelo), ao impactante visual exterior do GranTurismo Folgore poderão fazer-se, essencialmente, dois elogios: que é ainda mais encantador ao vivo do que em fotografia ou vídeo; e que este é um dos casos em que as imagens valem mais do que mil palavras.
Nesta apresentação apenas estática, foi, igualmente, possível perceber que o espaço atrás é bastante generoso para um automóvel de duas portas e quatro lugares, com carroçaria do tipo coupé, e vocação assumidamente desportiva – sobretudo quando comparado com o oferecido por outras propostas deste género. Que qualidade e requinte não serão palavras vás quando aplicadas ao refinado habitáculo. E que a tecnologia também marca presença de destaque num interior dominado pelo painel de instrumentos digital, e pelos três ecrãs instalados ao centro do painel frontal: no topo, o relógio digital configurável, apto a exibir distintas informações relacionadas com a condução, e não apenas as horas; em posição intermédia, o destinado a comandar o sistema de infoentretenimento; abaixo do qual está montado o que tem por missão regular a climatização.
Ficando prometido para breve um teste completo, já a realizar em solo português, à nova estrela da Maserati, valerá a pena, por ora, recordar alguns dos atributos essenciais do GranTurismo Folgore, que deixam antever uma experiência de condução de alto nível. Como seja a bateria a 800 Volt em forma de “T”, montada sob o piso, com 92,5 kWh de capacidade nominal (83 kWh utilizáveis), capaz de recuperar 80% da carga em 18 minutos numa ligação rápida a 270 kW, e de proporcionar uma autonomia de até 450 km. Ou os três motores elétricos de 409 cv e 450 Nm, um instalado no eixo dianteiro, os outros dois montados, cada qual, em cada uma das rodas traseiras.
Uma configuração que não só garante a tração integral, como, em tese, é capaz de disponibilizar uma potência combinada superior a 1200 cv, mas que, no GranTurismo Folgore, para não condicionar excessivamente a autonomia, pelo consumo energético que implicaria, está programada para oferecer “somente” 761 cv, em conjunto com binário máximo combinado de 1350 Nm. Valores que não deixam de impressionar, e só poderiam traduzir-se em prestações de exceção: mesmo com um peso de 2260 kg (repartido em partes exatamente iguais pelos dois eixos), são anunciados 2,7 segundos nos 0-100 km/h, 8,8 segundos nos 0-200 km/h e uma velocidade máxima de nada menos que 325 km/h.
Para lidar com números desta ordem de grandeza, o GranTurismo Folgore, com 4,959 m de comprimento, 1,957 m de largura, 1,353 m de altura, e 2,929 m de distância entre eixos, conta, entre outros, com suspensão pneumática ativa (triângulos sobrepostos na frente, multilink atrás); um evoluído sistema de vectorização de binário nas rodas traseiras; um baixo centro de gravidade; sistema de travagem Brembo, com discos ventilados nas quatro rodas (os dianteiros com 380 mm de diâmetro, atuados por pinças fixas de seis êmbolos, os traseiros com um diâmetro de 350 mm, e pinças fixas de quatro êmbolos); e jantes de 20” na frente, e de 21” atrás, revestidas por pneus de medida 235/35 e 295/30, respetivamente.
De recordar que a Maserati estabeleceu o compromisso de, até 2025, todos os seus modelos serem disponibilizados numa versão de propulsão exclusivamente elétrica, e de, até 2028, toda a sua gama ser movida apenas a eletricidade. Por isso, já no segundo semestre deste ano, será desvendado o GranCabrio Folgore, o seu primeiro descapotável 100% elétrico, a que se seguirão, em 2025, o superdesportivo MC20 Folgore, um E-UV de grandes dimensões, em 2027, e o Quattroporte alimentado apenas por baterias, em 2028.
Entretanto, também já está disponível para encomenda no nosso país, a partir de 136.008 €, o Grecale Folgore, primeiro SUV elétrico da casa do Tridente: com primeiras entregas previstas para abril próximo, dispõe de tração integral, 550 cv e 820 Nm, anuncia 4,1 segundos nos 0-100 km/h e 220 km/h de velocidade máxima, e a sua bateria, com 105 kWh de capacidade, é capaz de recuperar 80% da carga em 29 minutos, num posto rápido a 150 kW, e de garantir uma autonomia combinada de até 487 km no ciclo combinado WLTP.
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