top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Alfa Romeo e Maserati criam divisão

Alfa Romeo e Maserati, marcas italianas na "órbita" do consórcio Stellantis, criaram divisão especializada na conceção de carros especiais, a Bottegafuoriserie. Esta unidade também assume a responsabilidade do restauro de carros clássicos dos dois fabricantes centenários.



Chama-se Bottegafuoriserie, combina o conhecimento e a experiência de duas marcas italianas com mais de 100 anos de história(s), Alfa Romeo e Maserati, ambas propriedade do consórcio Stellantis - a primeira foi fundada em 1910, em Milão, e a segunda em 1914, em Bolonha - e tem quartel-general instalado no centro do “Motor Valley”, nome da região transalpina da Emília-Romanha, terra de outros "pesos pesados" da indústria dos motores, nomeadamente Ducati, Dallara, Ferrari, Lamborghini e Pagani.

 

A confirmá-lo está a criação de divisão ao abrigo da qual ganharão vida reinterpretações de automóveis italianos icónicos, entre carros personalizados intemporais, restauros precisos, investigações de materiais novos e, ainda, um centro de “performance”. Este centro criativo dedicado será liderado por Cristiano Fiorio, que reporta diretamente a Santo Ficili, diretor de Alfa Romeo e Maserati.



Dessa conjugação de forças resultarão, inevitavelmente, muitas interpretações exclusivas para produção em edições muito limitadas de automóveis históricos, setor que ganhou relevância maior após os sucessos conquistados pelo Alfa Romeo 33 Stradale e o Maserati MCXtrema.

 

A iniciativa centrar-se-á em áreas temáticas, tais como Bottega (oficina de restauro artesanal), Fuoriserie (personalização), Corse (competição) e La Storia (história).

 

Personalização avançada 

Um dos destaques deste anúncio é o Fuoriserie, caracterizado como o derradeiro programa de personalização, por proporcionar a cada cliente a oportunidade de transformar o seu automóvel num carro único. Para tal, o proprietário deverá trabalhar com uma equipa de “design” dedicada para explorar linguagens criativas novas, embora fiéis aos códigos estéticos das duas marcas.


ree

Para Santo Ficili, diretor de Alfa Romeo e Maserati, "isto não é mais do que o lançamento de iniciativa nova, que simboliza o início de era para a Alfa Romeo e a Maserati. Representa a nossa certeza no poder da criatividade, da engenharia e da habilidade artesanal italianas”.

 

“Esta missão é confiada, orgulhosamente, a Cristiano Fiorio; o trabalho excecional desempenhado em projetos como o Alfa Romeo 33 Stradale ou nos nossos programas associados à competição demonstram tanto o domínio técnico, como a ligação profunda à 'alma' das marcas. Este é apenas o primeiro passo numa transformação muito mais ampla, que definirá, seguramente, os futuros de Alfa Romeo e Maserati”, acrescentou.


 

Restauros com “alma” 

A divisão de restauros também será ampliada para preservar a herança de ambas as marcas, através de recuperações certificadas de carros antigos e a criação de arquivos e museus que tornem mais tangível um legado extraordinário e icónico.

 

Neste contexto, espera-se que modelos icónicos sejam trazidos de volta à ação, com interpretações contemporâneas, tecnologias sustentáveis e muitos detalhes personalizados. Na Officine Classiche, a Bottegafuoriserie propõe-se comemorar e preservar o património de ambas as marcas, para garantir que os legados d Alfa Romeo e Maserati inspirarão todas as gerações futuras.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page