Euro NCAP: mais “cinco estrelas”
- Pedro Junceiro
- 22 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jul.
Os Polestar 4, Lynk & Co 02, Zeekr 7X, Omoda 9 e MP P9 EV foram agraciados com a pontuação máxima nos testes de segurança mais recentes da Euro NCAP, que ainda encontrou algumas falhas noutros modelos ensaiados, instando os construtores a serem mais rigorosos.

Continuando a avaliar a segurança dos automóveis novos colocados à venda na Europa, a Euro NCAP atribuiu cinco estrelas a cinco modelos diferentes, com a particularidade de pertencerem todos a fabricantes chineses (ou, no caso da MG, detidos por consórcio daquele país). Assim, aquela entidade destacou os resultados alcançados pelos Polestar 4, Lynk & Co 02, Zeekr 7X, Omoda 9 e MP P9 EV, os quais mereceram cinco estrelas pela sua atuação durante os testes levados a cabo.
Um detalhe curioso é o facto de Polestar, Zeekr e Lynk & Co pertencerem ao mesmo grupo, o consórcio chinês Geely, destacando-se assim a sua competência neste âmbito, com Polestar 4 a destacar-se mesmo na proteção aos ocupantes adultos em caso de impacto, com um valor de 92%, pouco à frente dos MG P9 EV (“pick-up” gémea do Maxus eTerron) e Zeekr 7X, que obtiveram 91%.
No entanto, nos assistentes de segurança eletrónicos, o modelo com maior pontuação foi o Lynk & Co 02, com um valor de 89%, bem à frente dos rivais mais próximos, os MP P9 EV e Zeekr 7X, que tiveram 83%.

Melhorias a fazer
Além desses cinco modelos com nota máxima, a Euro NCAP ensaiou outros automóveis que, apesar de terem tido bons resultados gerais, mereceram reparos por parte daquele organismo. Dois deles foram os Chery Tiggo 7 e Tiggo 8, dois modelos de estilo SUV que partilham praticamente todos os seus elementos, sendo o Tiggo 8 de sete lugares.
Os dois modelos começam agora a chegar à Europa, com a Euro NCAP a encontrar-lhes uma falha na proteção concedida pelo airbag de cortina, que protege a área lateral do veículo na zona da cabeça e abdómen. A causa do problema foi identificada e a Chery teve a possibilidade de resolver a questão e voltar ao teste, mas mesmo com essa alteração, o airbag não ofereceu melhorias, pelo que a Euro NCAP pediu à Chery que reavaliasse o desenho do sistema de airbags.
Ambos ficaram com quatro estrelas, tantas quanto as que foram concedidas ao Hyundai Inster, elétrico utilitário de segmento B que também não escapou a reparos por parte da Euro NCAP, que detetou problemas com a porta do condutor no teste de impacto lateral com barreira.
Os Ford Tourneo Courier e E-Tourneo Courier foram reavaliados depois de, em 2024, terem sido sujeitos a testes e agraciados apenas com três estrelas. Após várias melhorias em consideração aos reparos da Euro NCAP, a marca voltou a colocar os modelos em testes e melhorou a sua pontuação, que passou a ser de quatro estrelas. Ainda da Ford, o Puma Gen-E, testado em 2022, passou a ter também quatro estrelas.
Comments