Skoda Kodiaq reforça polícia da Chéquia
- João Isaac

- há 1 dia
- 2 min de leitura
A Skoda reforçou a frota da polícia do país-natal, a Chéquia, com 352 unidades do Kodiaq, Sport Utility Vehicle (SUV) posicionado no topo de gama do fabricante que é propriedade do Grupo Volkswagen. Os carros foram produzidos “à medida” para o desempenho da função e as forças de segurança participaram até em programa de desenvolvimento que considerou todos os equipamentos dos automóveis.

Todos os carros têm motores 2.0 TSI (265 cv), caixas automáticas e tração integral, a mesma combinação da versão de topo do SUV (RS). O equipamento inclui, entre outros itens, amortecimento adaptativo DCC+, sistema que também foi adaptado às necessidades específicas dos “agentes” novos da polícia da Chéquia. As rodas têm jantes de 18’’ e o sistema de travagem beneficiou de otimização
Os Kodiaq serão utilizados em missões de patrulha e controlo de tráfego. Entre os equipamentos exclusivos, e não considerando a decoração, elementos luminosos novos – tejadilho, base do para-brisas, grelha e interior do portão –, sirenes, rádios para comunicação tanto com o comando de operações, como com outros carros, martelo quebra-vidros, retrovisor auxiliar para controlo de movimento nos bancos traseiros. Referência, também, para o modo “espião” – ativando-o, o SUV move-se muito discretamente, sem luzes que denunciem a sua presença!

O reforço de equipamento eletrónico justificou, ainda, a instalação de uma bateria adicional com sistema de carregamento reforçado. Para a bagageira, estes Kodiaq contam com duas configurações, uma adaptada às necessidades das equipas de resposta imediata, outra as das patrulhas de trânsito. Na primeira, compartimento fechado para armas. Na segunda, e por imposição das missões “burocráticas”, há sistema para transformar prateleiras numa pequena secretária (a habitual solução “Simply Clever” que é imagem de marca da Skoda).
Falta-nos apenas mencionar as barras de proteção dianteiras, que tanto protegem os Kodiaq, como permitem realizar manobras de imobilização de viaturas em fuga, encostando a dianteira do SUV à zona lateral traseira do carro que é preciso parar, descompensando o apoio do eixo traseiro e obrigando-o a “enrolar” um pião (esta manobra chama-se PIT, ou “Pursuit Immobilization Technique”).















Comentários