Ford Mustang Mach-E vence Mustang!
- José Caetano
- 7 de fev.
- 2 min de leitura
Entre as muitas curiosidades nas vendas de automóveis novos em 2024, destaca-se esta: no ano passado, na América do Norte, pela primeira vez, houve Mustang à frente do… Mustang! O SUV elétrico (Mach-E) que a Ford “batizou” com o nome do desportivo que faz, ininterruptamente, desde 1965 superou o número combinado de registos do Coupé e do Cabriolet.

É outro indicador da velocidade da mudança de paradigma no automóvel, com os motores elétricos a substituírem, progressivamente as mecânicas de combustão. Em 2024, pela primeira vez, houve Mustang que vendeu mais do que o… Mustang. O Mach-E, o Sport Utility Vehicle (SUV) elétrico que a Ford decidiu somar à família do desportivo proposto como Coupé e Cabriolet, obviamente para capitalizar toda a história de sucesso do modelo em produção, ininterruptamente, desde 1965, foi capaz de superar em registos, no mercado norte-americano, o número combinado de matrículas do Coupé e do Cabriolet.
O Ford Mustang, a referência entre os “muscle cars” norte-americanos, surgiu em 1964 e, atualmente, encontra-se na sétima geração. O SUV elétrico introduzido no mercado em 2021 recebeu um nome (Mach-E) inspirado na designação comercial de versão “supersónica” (Mach-1) do desportivo apresentada pela marca baseada em Deaborn, Detroit, EUA, em 1968. Este modelo contava com motor V8 5.7, com 253 cv!

Em 2024, na América do Norte, as vendas do Mustang Mach-E aceleraram 27%, na comparação com os registos de 2023, para 51.745 unidades, enquanto o Coupé e Cabriolet, combinados, representaram “apenas” 44.003 automóveis, registos que representaram abrandamento de 9,5% na procura, também no frente a frente com o ano precedente. E, assim, pela primeira vez, SUV elétrico mais bem-sucedido do que os desportivos homónimos! Obviamente, os adeptos mais puristas do modelo dizem que o Mach-E não é nenhum Mustang, mas a Ford batizou-o com este nome e, por isso, tem de admitir-se esta conclusão…

Porta-voz da Ford nos EUA, Said Deep, citado pelo “Automotive News”, reconhece que o Mustang com motores de combustão interna a gasolina passou por diversos problemas de produção durante 2024, mas diz-se muito preocupado com o futuro do modelo. “Medir o sucesso do automóvel só com base nas vendas é errado. Este desportivo representa um negócio muito rentável e vibrante para a marca, devido à legião de adeptos que tem em todo mundo”, explica. Este sucesso explica-se com os investimentos na compra de acessórios ou de edições especiais.
Em 2024, a Ford Mach-E vendeu 97.865 unidades do Mustang Mach-E nos EUA
“O Mustang Mach-E apresenta-se como alternativa aos clientes que não querem o ‘coupé’ desportivo tradicional. Tê-lo, é bom para a Ford e para o negócio”, conclui.
E este sucesso do SUV coincidiu com ano recorde para os automóveis elétricos da Ford. A marca vendeu 97.865 unidades nos EUA, mais 35% do que em 2023.
Commentaires