Ford prepara despedida do GT Mk IV
- Pedro Junceiro
- há 5 horas
- 2 min de leitura
A Ford Performance prepara-se para lançar a terceira e última fase da produção do GT Mk IV, versão de pista limitada a apenas 67 exemplares, que assinala o fim desta geração do desportivo da marca norte-americana, após quase uma década de carreira. Cada unidade tem um custo de cerca de 1,7 milhões de dólares (antes de impostos).

O mais exclusivo dos Ford GT de atual geração, modelo criado em série limita e com capacidades melhoradas, o Mark IV, está prestes a abandonar a linha de produção e, paralelamente, também a do “coupé” lançado em 2016 para dar continuidade à história de sucesso iniciada na década de 1960.
Foi precisamente como elo entre o passado e o presente que os responsáveis da Ford Performance decidiram criar uma versão com prestações melhoradas bastante exclusiva. Com a maioria das 67 unidades já nas mãos dos clientes, a marca abriu agora as encomendas para os GT que ainda tem para produzir.
Tendo como ponto de partida as versões de competição que ficaram na primeira e na terceira posições da edição-2016 das 24 Horas de Le Mans, o GT Mk IV foi criado em parceria com a Multimatic Motorsports, sendo posicionado pela Ford Performance como um carro de colecionador preparado para enfrentar os circuitos mais exigentes, graças à revisão substancial de todos os seus parâmetros técnicos, da carroçaria à suspensão, do motor ao sistema de transmissão.

O GT Mk IV tem mecânica V6 3.8 EcoBoost de terceira geração, motor biturbo muito mais potente do que o utilizado no modelo de competição – a marca anuncia 820 cv. Os amortecedores Multimatic Adaptive Spool Valve podem ser ajustados pelo condutor no interior e com o carro em movimento, durante volta a circuito. O chassis de fibra de carbono diferencia-se pela “rollcage” melhorada, que é exclusiva deste modelo.
Outro dos aspetos fundamentais deste Ford é a sua possibilidade de gerar mais de uma tonelada de carga descendente a 240 km/h, chegando a atingir uma força lateral de 3g em curva. Todas estas melhorias combinadas permitiram ao GT Mk IV cumprir uma volta em circuito mais rápida com pilotos não profissionais do que os profissionais conseguiram com um GT GTLM de competição!

Devido à sua exclusividade e capacidades muito melhoradas, a Ford Performance e a Multimatic criaram uma experiência exclusiva para cada proprietário através do programa Multimatic On Track, com aconselhamento de pilotagem por parte de Scott Maxwell, piloto de testes da Multimatic e vencedor de Le Mans, e assistência técnica em pista. Depois, os proprietários poderão explorar os seus automóveis de forma mais confiante, de acordo com os responsáveis do programa.
Quando terminar a produção do Mk IV, a Ford também encerrará a produção do Ford GT. É o fim de outro capítulo na história dos superdesportivos da marca norte-americana.
Comments