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VW ID. Buzz GTX com 340 cv

Atualizado: 29 de mar.

A VW, depois do lançamento do ID. Buzz em 2022, apresenta-nos a versão mais desportiva da gama, que tem 250 kW/340 cv. O "pão de forma" mais potente e rápido de sempre (6,5 segundos no arranque de 0 a 100 km/h) tem tração integral 4Motion



O ID. Buzz trouxe de volta o conceito da "pão de forma" (cujo nome oficial era T1), assumindo-se como uma reinterpretação moderna e totalmente elétrica de um modelo que mantém uma legião de adeptos em todo o mundo. No mercado desde 2022 (em variantes tanto de passageiros como comerciais), o modelo prepara-se para receber uma versão nova, neste caso batizada com a insígnia GTX reservada à gama elétrica desportiva da VW.

 

Com dois motores elétricos (80 kW no dianteiro e 210 kW no traseiro), o ID. Buzz GTX é proposto com uma potência máxima de 250 kW/340 cv. Existem duas variantes (distingue-as a distância entre eixos) e duas opções de baterias, de iões de lítio: na estreia comercial, o modelo mais curto dispõe de bateria com 79 kWh de capacidade, enquanto o mais longo (+250 mm) tem uma bateria com 86 kWh de capacidade. A tração integral 4Motion é de série e a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 6,5 segundos, de acordo com os dados preliminares comunicados pela Volkswagen. A velocidade máxima, para proteção da bateria (e da autonomia entre recargas), está limitada, eletronicamente, a 160 km/h.



A bateria com 79 kWh de capacidade pode recarregar-se a potências até 185 kW em postos de carga rápida, com o armazenamento de energia a demorar cerca de 26 minutos a passar dos 10 para os 80%. Já a bateria com 86 kWh de capacidade pode receber carga rápida até 200 kW, com igual registo de tempo para recarregar de 10 a 80%.

 

Graças ao aumento de potência e ao sistema 4Motion, o ID. Buzz GTX oferece uma capacidade de reboque de até 1800 kg na variante com distância entre eixos mais curta, enquanto a mais longa "puxa" apenas 1600 kg.



Desenho mais dinâmico 

Como seria de esperar, o ID. Buzz GTX recebe uma série de detalhes mais desportivos, nomeadamente na dianteira, na qual se destaca o novo para-choques com tomada de ar em preto com padrão de favo de mel e a assinatura luminosa renovada nos faróis nas extremidades do para-choques. Todos os elementos da carroçaria em preto, como na grelha dianteira, letras GTX ou as capas dos espelhos retrovisores exteriores têm acabamentos brilhantes.

 

Os faróis IQ.Light LED matriz são sempre de série nos GTX, ao passo que a carroçaria pode receber uma nova cor em vermelho "Cherry Red", que é exclusiva deste modelo. A gama de jantes também foi ampliada com unidades de 20'' de série ("Solna"), com a possibilidade de receber também jantes de 21''.



Interior polivalente 

A Volkswagen irá propor o GTX com versões de cinco, seis ou sete lugares, polvilhando o habitáculo com pequenos detalhes desportivos em tonalidade preta. Por exemplo, as versões GTX são as únicas de toda a gama a terem forro do tejadilho preto, enquanto os bancos de ajuste elétrico são também exclusivos.

 

Os bancos podem ser melhorados com revestimentos em Art Velours Eco em preto, com um novo padrão em diamante e pespontos contrastantes em vermelho. Esta característica é também aplicada no volante multifunções com a designação GTX também exposta em cromado.


A Volkswagen propõe o ID. Buzz GTX com 5, 6 ou 7 lugares

A versão curta de distância entre eixos poderá ser pedida com 5 lugares (segunda fila com bancos 40:60) ou 6 (com três filas de dois bancos individuais), ao passo que a versão mais longa poderá ser encomendada com 5, 6 ou 7 lugares, esta última com as duas últimas filas a disporem de uma configuração 3/2. Dependendo da versão, a segunda fila de bancos pode ser movimentada longitudinalmente até 150 mm (distância entre eixos curta) ou 200 mm (longa).

 

Quanto à capacidade da bagageira, a versão de 5 lugares com distância entre eixos curta oferece 1121 litros, chegando aos 2123 litros com o rebatimento dos encostos da segunda fila de bancos. No caso do ID. Buzz GTX mais longo, a capacidade é de 2469 litros, quando aproveitado todo o espaço até à primeira fila. Apresentando-se com os 7 lugares, o volume da mala diminui para 306 litros.



ChatGPT entra em cena 

Tal como noutros modelos da marca, a tecnologia foi melhorada, com uma nova atualização do "hardware" e do "software", com atributos como a assistente virtual por voz IDA para o controlo de diversas funções do veículo ou questões gerais, às quais pode responder só se contar com acesso à Internet. Outra faculdade do sistema é a de integração do ChatGPT com recurso a inteligência artificial para respostas a perguntas ou comandos do veículo.

 

Uma aplicação de bem-estar é igualmente novidade no ID. Buzz GTX, com programas predefinidos para ajustar algumas funções do veículo de forma a melhorar o conforto a bordo consoante esteja em viagem ou numa estação de carregamento. Ao nível de segurança, há um novo assistente de saída do veículo, que avisa os passageiros da eventualidade de passagem de um peão ou outro veículo antes da abertura da porta.



O condutor terá ainda a vantagem de tecnologia Head-Up Display opcional, ao passo que a nova geração do sistema de infoentretenimento com ecrã de 12.9'' é de série, com navegação e processador novo. Os comandos táteis para o controlo da temperatura e do volume, logo abaixo do ecrã central, são retroiluminados.

 

Este é apenas um dos muitos modelos que a divisão de veículos comerciais da Volkswagen vai lançar este ano, estando previstas, também, as chegada das edições novas de California e Transporter. A abertura das encomendas do ID. Buzz GTX está planeada para o verão.

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