top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Kalle Rovanpera abandona WRC!

A notícia surgiu de forma bombástica e surpreendeu (quase) tudo e todos... Aos 25 anos, e independentemente do que consiga ainda este ano, o bicampeão mundial de ralis, abandona o WRC no fim da temporada. O finlandês pretende aventurar-se noutras categorias, nomeadamente nos monolugares, primeiro na Super Formula, no Japão, depois na Fórmula 2.


ree

O finlandês Kalle Rovanpera, piloto que comemorou somente 25 anos no primeiro dia 1 de outubro, anunciou o “adeus” ao WRC, campeonato que ganhou em 2022 e 2023, no final de 2025. Atualmente, cumpridas 12 rondas de temporada com 15, o prodígio que acelera nos ralis desde 2015 e surgiu pela primeira vez no Mundial em 2017 (Grã-Bretanha) é terceiro classificado, a 21 pontos de Sébastien Ogier e a 19 de Elfyn Evans, ambos companheiros na equipa Toyota Gazoo Racing WRT.


 

Rovanpera, em nove anos de participações no Mundial, seis na categoria de topo e com a Toyota, somou diversos recordes de precocidade. O finlandês é o campeão mais jovem na história do WRC (venceu o primeiro título em 2022, com 22 anos e 1 dia), o vencedor mais novo de rali inscrito no calendário do campeonato (vitória na Estónia em 2021, com 20 anos e 289 dias) e, ainda, o piloto com menos idade num pódio da competição (terceiro classificado na Suécia-2020, com 19 anos, 4 meses e 16 dias). Kalle é, também, o campeão mais jovem de sempre (22 anos e 1 dia) e o vencedor do rali mais veloz na história da competição criada em 1973 (conseguiu-o este ano, na Suécia, com uma média incrível de 129,95 km/h!).


ree

Filho de Harri Rovanpera, finlandês que competiu no WRC entre 1993 e 2006, mas conseguiu apenas uma vitória (Suécia-2001), o prodígio nascido em 2000 estreou-se nos ralis aos 14 anos, na Letónia, devido à possibilidade de competir sem carta de condução, e foi campeão da categoria R2 num Citroën C2 R2 Max. No Mundial, Kalle soma 83 participações, 17 vitórias e 26 pódios. Esta decisão explica-se com a ambição de viver experiência desportiva nova, nomeadamente em circuitos, em corridas de velocidade com monolugares!


ree

Teste com a Red Bull em Spielberg 

A 6 de novembro de 2024, no Red Bull Ring de Spielberg, na Áustria, por convite de patrocinador que é proprietário de duas escuderias na Fórmula 1, Kalle Rovanpera cumpriu sonho: instalado em banco fabricado à medida e, após algumas horas de preparação durante programa que teve experiências em simulador e pilotagem de monolugares muito menos potentes (Fórmula 4 e Fórmula Renault 3.5), fez quase meia centena de voltas ao circuito austríaco, aos comandos do RB8, a máquina da Red Bull-Renault com que o alemão Sebastian Vettel venceu o Mundial de 2012.


ree

 

No entanto, a Fórmula 1 não é, naturalmente, o futuro próximo do piloto. Em 2026, e mantendo-se sob contrato com a Toyota, Rovanpera em ação na Super Formula. Neste campeonato no Japão, monolugares com chassis Dallara, motores Honda e Toyota, e pneus Yokohama. Em 2027, mudança para a Fórmula 2, “antecâmara” da categoria-rainha da competição automóvel. “Cumpri o sonho de criança, competir no WRC, ganhar ralis e tornar-me campeão mundial. O campeonato de 2025 ainda tem mais três provas e quero ganhá-lo, mas tinha de decidir o meu futuro e decidi-o! Não foi fácil, mas conclui que tinha de procurar desafios novos, perseguir todos os sonhos que tenho”, disse o finlandês.



Toyota apoia estreia na Super Formula 

O compatriota Jari-Matti Latvala, diretor da Toyota Gazoo Razing WRT, apoia Kalle. “Já ganhou tanto e é tão jovem! Percebo que procure desafio novo. Vamos apoiá-lo em projeto muito entusiasmante para o piloto, sim, mas também para a marca. Já vimos pilotos de velocidade experimentarem os ralis, mas é muito menos comum ver-se o contrário”, disse o finlandês.

 

Kalle Rovanpera não é o primeiro piloto a mudar de categoria. Fernando Alonso fê-lo, com mais sucesso nas corridas de resistência (duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans e uma nas 24 Horas de Daytona) do que nas 500 Milhas de Indianápolis e no Indycar, e nos ralis-raides e no Dakar. Outros nomes que protagonizaram o mesmo tipo de experiências: Stépanhe Sarrazin, Robert Kubika, Kimi Räikkönen, Sébastien Ogier, Sébastien Loeb, Heikki Kovalainen, Valentino Rossi ou… Colin McRae,

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page