KGM Musso EV: conforto de SUV
- João Isaac

- 11 de set.
- 3 min de leitura
Primeira “pick-up” 100% elétrica da marca coreana tem duas ou quatro rodas motrizes. Conduzimos a proposta mais recente da KGM e, aqui, partilhamos as primeiras impressões.

A KGM apresentou o Musso EV, versão 100% elétrica de automóvel que apresenta como “pick-up” compacta, uma vez que é mais curta do que o modelo homónimo com motores de combustão – mede 5,16 metros de comprimento, o que significa a “perda” de 24 cm - e baseia-se na plataforma do Torres EVX, Sport Utility Vehicle (SUV) que tem, também, motorização elétrica. A marca representada em Portugal pela Astara promete, assim, viatura com o estilo e a versatilidade de utilização que reconhecemos a “pick-up’s” de maiores dimensões, mantendo, ao mesmo tempo, o conforto e o refinamento comuns nos SUV modernos para as famílias.
Para consegui-lo, a KGM adaptou a plataforma original, focando-se, em particular, no reforço da secção traseira, nomeadamente na suspensão – tem arquitetura do tipo multibraços –, de modo a prepará-la para as exigências do transporte de carga numa caixa com 500 kg de capacidade máxima mais de 900 litros de volume. Este Musso EV tem sistema de nivelamento automático da suspensão – carregando-se o compartimento traseiro, intervém na suspensão dianteira para compensar todo o peso atrás. A versão elétrica pode até não ser a melhor da gama para utilizações mais exigentes, mas a KGM preparou-a bem, o que promete equilíbrio entre o lazer e o trabalho.
O estilo moderno do exterior esconde um habitáculo verdadeiramente confortável e muito bem equipado. E é-o mais ainda na versão de topo K5, que conduzimos. A posição de condução é correta, mas menos alta do que o habitual nas “pick-up’s”. O Musso EV tem “somente” 18 cm de altura livre ao solo, menos 4 do que o Musso com motores de combustão interna, mas não foi preparado com o todo-o-terreno em mente, como reconheceu a própria KGM. A bordo, experiência mais refinada e confortável do que antecipávamos, inclusivamente no banco de trás, onde não há falta de espaço em nenhuma direção (altura, comprimento e largura).
Em matéria de motorizações elétricas, versões 4x2, com um motor e tração só às rodas dianteiras, ou 4x4, com dois motores, um por eixo, e quatro rodas motrizes. Nas primeiras, 207 cv e 339 Nm. Nas segundas, 237 cv e 630 Nm. A bateria do tipo LFP tem 80,6 kWh de capacidade, o que permite reivindicar autonomias (WLTP) de até 420 km no Musso EV com tração dianteira e de até 379 km no Musso EV com tração integral. O sistema de recarregamento permite potências de até 11 kW ou de até 300 kW. De série, tecnologia “Vehicle to Load”.

No primeiro contato dinâmico tivemos oportunidade de conduzir o Musso EV num percurso que incluiu autoestrada, maioritariamente, mas também teve passagens por estradas em terra batida e cascalho que comprovaram o à-vontade do modelo da KGM em fazer quilómetros de forma silenciosa. O peso de quase 2,4 toneladas sente-se, mas esta “pick-up” mostrou-se mais do que ágil (obviamente, à custa da rigidez do amortecimento, que não é exagerado e controla bem os movimentos da carroçaria nas transferências de massa).
Gama e preços do Musso EV: K3 4x2, 45.900 €; K3 4x4, 47.900 €; K5 4x4, 49.900 €.
E, assim, globalmente, experiência muito agradável. O consumo durante o primeiro contacto foide 25,9 kWh/100 km, registo que confirma a média WLTP declarada pela marca.
A KGM, no mercado nacional, propõe o Musso EV com dois níveis de equipamento (K3 e K5). Destaca-se a boa oferta até no patamar de acesso, o único disponível na “pick-up” com tração dianteira. Também importa referir que a bateria tem garantia de 10 anos (ou 1 milhão de quilómetros) e que este modelo paga sempre Classe 2 nas portagens das autoestradas.







































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