top of page
Logotipo | e-auto

Lada anuncia "crossover" para 2026

Atualizado: 24 de jun.

Chama-se Azimut e é o primeiro "crossover" da história da marca propriedade da AvtoVAZ, fabricante de automóveis que tinha plano de expansão ambicioso sob a direção do Grupo Renault e, agora, tenta "apenas" resistir às consequências dos embargos impostos à Rússia após a invasão da Ucrânia pelos tropas do Kremlin.



A Lada deu a conhecer o seu mais recente modelo, o Azimut, um moderno "crossover", pelo menos visualmente, que a AvtoVAZ – gigante industrial que integra a Lada – diz ter sido totalmente desenhado, desenvolvido e produzido em território russo. E nem podia ser de forma muito diferente, considerando os embargos impostos à Rússia depois da invasão da Ucrânia pelos tropas de Moscovo...


O automóvel novo foi apresentado, recentemente, num fórum económico realizado em São Petersburgo, Rússia, e é construído com base na mesma plataforma do Vesta, arquitetura técnica que tem, na verdade, origem na Renault (o fabricante francês, após o início do conflito acabou a relação com o fabricante, mas deixou muitos componentes para trás...).



O Azimut tem a silhueta automóvel da moda e, com 4,416 m de comprimento e 2,675 m entre eixos, conta com dimensões exteriores que posicionam-no só ligeiramente acima do Dacia Duster, modelo em que parece inspirar-se visualmente.


Em termos de conectividade, a Lada avança que o sistema multimédia foi integralmente desenvolvido na Rússia, em colaboração com as empresas Sber e Navio.



Na gama, dois motores de 4 cilindros, um 1.6 com 120 cv e um 1.8 com 132 cv. A Landa também anuncia plano para mecânica sobrealimentada com 150 cv. A estreia no mercado russo está prevista para o próximo ano.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page