top of page
Logotipo | e-auto

Opel Kadett City celebra 50 anos

Versão hatchback do modelo alemão foi introduzida no mercado em 1975, dois anos depois de lançada a terceira geração.



A Opel está a celebrar os 50 anos do lançamento do Kadett City, variante da terceira geração do modelo introduzida em 1973 que combinava um estilo mais desportivo com a versatilidade de uma verdadeira porta traseira.


Complementando um gama que oferecia versões de duas ou quatro portas, uma variante station wagon de duas portas e um coupé, o Kadett City foi alvo de alterações específicas, contando, por exemplo, com uma configuração de braços duplos na suspensão dianteira - cuja afinação era também específica para se adaptar à nova distribuição de peso - bem como com o eixo traseiro da versão Caravan.



Em termos de design, distinguia-se por incluir uma grelha plana do radiador, o capot com o vinco típico da marca e o avental dianteiro concebido para formar um spoiler. O visual desportivo podia ser reforçado pelas jantes ATS opcionais de 13 polegadas com pneus de 185 milímetros de largura. Ainda no que à estética diz respeito, o Kadett City saltava à vista pela grande área vidrada, proporcionando boa visibilidade geral a bordo.


A presença de uma porta traseira, em combinação com uma construção inteligente da secção traseira da carroçaria, sem saliências para o interior, garantia uma área de carga completamente plana e utilizável, algo que o marketing da Opel muito explorou na época, destacando a sua versatilidade e sentido prático na promoção do modelo.



O Kadett C, recorde-se, foi o último modelo compacto da Opel com configuração de tração traseira e estava equipado com motores a gasolina, de quatro cilindros, com 1.0 e 1.2 litros de cilindrada e três níveis de potência, 40, 52 ou 60 cavalos no início da sua comercialização. Em 1977, por ocasião da exposição IAA, é apresentada a versão S com motor 1.6 litros e 75 cavalos, o qual permitia ao Kadett City acelerar dos 0 aos 100 km/h em 13 segundos e atingir uma velocidade máxima de 157 km/h.


A produção do Kadett C, incluindo a da versão Kadett City, terminou em 1979, ano em que foi lançada a quarta geração do modelo, iniciando-se uma nova era na história da marca com o primeiro automóvel de tração dianteira da Opel.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page