Passadeiras luminosas para reduzir atropelamentos
- Pedro Junceiro

- 1 de out.
- 1 min de leitura
A Sialtronica, empresa espanhola sediada nas Astúrias, desenvolveu um conceito tecnológico avançado aplicado às passagens de peões, vulgo passadeiras, que pode vir a ajudar na redução do número de atropelamentos em ambientes urbanos.

Empresa especializada no desenvolvimento de soluções avançadas para a sinalização rodoviária, a Sialtronica criou uma tecnologia simples que permite melhorar a visibilidade das passagens de peões, vulgo passadeiras, e ajudar a reduzir o número de atropelamentos em ambientes urbanos.
Denominada Retrolight System, esta tecnologia de origem espanhola alerta os condutores dos automóveis para a presença de peões junto às passadeiras, utilizando a iluminação disposta no piso e nos sinais verticais, o que tem especial relevância durante a noite ou em condições meteorológicas adversas. Vários locais no mundo utilizam já este sistema, podendo-se encontrar maioritariamente em Espanha, mas também em Portugal (Cascais) ou Islândia (Reiquiavique).
O conjunto é composto por placas luminosas para o piso, nas extremidades das passadeiras, e por sinais igualmente luminosos, sendo ambos ativados por sensor. A Sialtronica garante ainda que esta solução é eficiente do ponto de vista energético, uma vez que os elementos luminosos apenas se acendem quando é detetada a presença de peões na iminência de atravessarem a estrada.
A DGT, congénere do IMT em Espanha, refere que esta solução foi “identificada como prática de interesse para melhorar a visibilidade, tanto para o peão, como para o condutor, nas passagens de peões”, sublinhando a relevância desta sinalização mais avançada. As placas foram pensadas para resistir aos impactos mais severos e às temperaturas mais extremas, suportando até 50º C.
O Retrolight System pode também utilizar energia a partir de painéis solares para maior eficiência energética.







Comentários