As taxas de portagens deverão subir 2,21% em 2025, tendo em conta a taxa de inflação homóloga em outubro e a compensação às concessionárias pelo “travão” ao aumento de preços relacionado com a taxa de inflação do ano passado. Empresas têm até 15 de novembro para apresentar as propostas de atualizações dos preços.
Os valores a pagar pelos automobilistas nas portagens em 2025 deverão subir 2,21%, atendendo à taxa de inflação homóloga confirmada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira, que foi de 2,11%, acrescentando ainda 0,1% para compensação das concessionárias pelo “travão” à subida de preços em 2023, atendendo a que poderia ter sido então de 10% se o Estado não tivesse intervindo.
Recorde-se que o aumento das portagens está diretamente relacionado com a taxa de inflação homóloga (retirando a habitação) de outubro, sendo a partir daqui que as empresas devem apresentar ao Governo as suas propostas de atualização de preços até dia 15 de novembro, ou seja, esta sexta-feira.
Em 2023, a mesma fórmula de cálculo teria resultado numa subida das taxas de portagens em cerca de 10%, pelo que o “travão” estatal – que estabeleceu os 4,9% como valor máximo a aplicar – obrigou a garantias de compensação futuras, neste caso, um adicional de 0,1% nos quatro anos seguintes.
Outro dado importante é que a partir de 1 de janeiro de 2025, recorde-se, muitas das autoestradas ex-SCUT vão voltar a não ser taxadas.
留言