Presidente francês já tem DS elétrico como carro oficial
- Pedro Junceiro

- 9 de mai.
- 3 min de leitura
Criado para a Presidência da República Francesa, o DS Nº 8 Presidencial foi utilizado pelo Presidente gaulês Emmanuel Macron nas celebrações do 80.º aniversário do Armistício que cessou as hostilidades com a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, em 1945. Desta forma, Macron torna-se no primeiro Presidente de uma nação com um veículo oficial 100% elétrico.

A DS Automobiles e a Presidência da República Francesa voltam a manifestar a sua aliança com a apresentação de mais uma versão especial criada propositadamente para funções de Estado. O DS N°8 Presidencial foi apresentado em pré-estreia a Emmanuel Macron pela marca, envolvendo nesse momento os artesãos que o produziram e os parceiros que participaram no seu desenvolvimento.
Criado ainda sob “jurisdição” de Carlos Tavares como diretor-executivo da Stellantis, que instou a marca a criar o modelo mais eficiente de todo o grupo, o Nº 8 inclui uma série de avanços em termos aerodinâmicos que visaram baixar-lhe o consumo e, consequentemente, incrementar a autonomia entre recargas para um valor de 750 km.
Agora assume também o estatuto de automóvel oficial da Presidência Francesa, dando continuidade a uma aliança histórica: desde a declaração da Quinta República, os modelos DS e SM e depois, mais recentemente, os DS 5 e DS 7 foram utilizados por sete Presidentes franceses, com Macron a já contar com dois modelos na sua “lista” – o DS 7 Crossback Presidencial, em 2017, e o DS 7 Élyséé, em 2021.
Um 8 para celebrar 80 anos
A propósito das comemorações do Armistício de 8 de maio de 1945, que confirmou o triunfo dos aliados sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial, a DS Automobiles criou um veículo novo para assuntos oficiais do Chefe de Estado francês, o Nº 8 Presidencial, adaptado para desfilar o mais próximo possível do povo francês.
O modelo foi transformado em múltiplos aspetos pelos engenheiros e equipas criativas da DS Automobiles. Em primeiro lugar, sobressai pela cor “Sapphire Blue” (já usada no DS 7 Élyséé), complementada por painéis laterais pintados de preto. A grelha “DS Luminascreen” iluminada apresenta as cores azul, branca e vermelha de França, trio de cores que também é usado noutros detalhes exteriores à frente e atrás. Os suportes para bandeiras nas extremidades do para-choques dianteiro fazem parte das transformações obrigatórias.
Destaque, ainda, para o trabalho feito pela Centigon, especialista em veículos blindados e soluções personalizadas na área da segurança, tornando o Nº 8 Presidencial compatível com a utilização pelo Presidente da República, nomeadamente, em termos de resistência a ataques.

Apresentação exclusiva
Antes de participar nas comemorações, o N°8 Presidencial foi objeto de uma apresentação exclusiva no Palácio do Eliseu, por Xavier Peugeot, diretor-executivo da DS Automobiles, e pelas suas equipas que ajudaram a criar o modelo 100% elétrico, que dispõe ainda de baterias da ACC (Automotive Cells Company), companhia que tem a Stellantis como uma das fundadoras e acionistas. De acordo com o fabricante, o DS N°8 poderá percorrer mais de 500 km em autoestrada entre recargas e recuperar 200 km de autonomia em apenas 10 minutos de carregamento.
Os parceiros que ajudaram a criar diversos componentes também puderam participar nessa apresentação, como o Ateliers Lison de Caunes (que efetuou a marchetaria em palha para a zona frontal do painel de instrumentos), a Métaphores (que trabalhou nos revestimentos em cetim) ou o Atelier Lognon (que criou os painéis das portas com tecidos plissados).










Comentários