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DS Nº4 já tem preços

O DS Nº4, versão atualizada do DS4, já tem preços e gama definida para Portugal, surgindo inicialmente em versões 100% elétrica de 213 cv e “mild hybrid” de 145 cv. Os preços arrancam nos 37.550€ para este modelo compacto “premium”. A versão “plug-in” chegará apenas numa fase posterior.


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Atualização de meio de ciclo do DS4, o Nº4 adota denominação nova e várias melhorias que procuram oferecer mais estilo, maior refinamento e maior competência de condução por parte da DS Automobiles.

 

Com 4,40 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,47 m de altura, as medidas não se alteraram, continuando a figurar no “coração” dos modelos “premium” compactos, embora muitos detalhes estéticos sejam novos, como a assinatura luminosa, inspirada no protótipo DS E-Tense Performance e noutra das mais recentes criações da marca, o N°8. A tecnologia de iluminação DS Matrix LED Vision também marca a dianteira do modelo.

 

Já no capítulo das motorizações, o destaque vai para a adoção de variante 100% elétrica E-Tense, com motor de 213 cv (156 kW) de potência e 343 Nm de binário, alimentado por bateria de iões de lítio (NMC) de 58,3 kWh (capacidade útil), com autonomia anunciada em ciclo combinado WLTP de até 450 km. Esta versão incorpora conhecimentos obtidos na Fórmula E, sobretudo na área do software e na regeneração de energia a partir da travagem. Quanto ao carregamento, passa de 20 a 80% do estado de carga da bateria em 31 minutos.


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Além dessa versão, o Nº4 está também disponível em versão Hybrid, dispondo de sistema “mild-hybrid” evoluído com potência combinada de 145 cv. Associa o motor 1.2 turbo de três cilindros a um motor elétrico de 29 cv (21 kW), o qual está integrado na caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades. De acordo com a marca francesa, este sistema permite circular até 50% do tempo em modo elétrico quando utilizado em ambiente urbano, dependendo naturalmente da condução e do trânsito. A bateria é recarregada nas fases de desaceleração e travagem.

 

Estas são as duas versões já prontas no lançamento, esperando-se numa fase posterior a chegada da versão híbrida “plug-in” (PHEV), a qual integra motor novo a gasolina associado a motor elétrico de 110 cv (81 kW) para 225 cv de potência total e 360 Nm de binário máximo. A bateria de 14,6 kWh (capacidade útil) aponta para autonomia elétrica WLTP até 81 km, graças ao aumento de 30% na capacidade em relação à geração anterior. A caixa automática de dupla embraiagem eDCT7 também é nova, sendo concebida para otimizar o consumo de combustível e o desempenho. Esta variante acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos (menos 0,3 segundos do que a versão correspondente no DS4).



Mais tecnologia 

Área na qual a DS Automobiles também garante melhorias é na do equipamento, dispondo de reforços de vários tipos. Um dos mais relevantes é o DS Drive Assist 2.0 para condução semiautónoma de nível 2 que permite mudar de faixa, ultrapassar de forma semiautomática e recomendar a velocidade de acordo com a sinalização, sem nunca dispensar a necessidade de atenção por parte do condutor.

 

Este beneficia ainda de sistema de monitorização de fadiga e de distrações, através de câmara de infravermelhos instalada no pilar do para-brisas, e de “head-up display” avançado (DS Extended Head-Up Display), que projeta informações essenciais diretamente no campo de visão do condutor como se estivessem suspensos a quatro metros à frente do para-brisas, numa diagonal de 21 polegadas.

 

A bordo, o Nº4 conta com painel de instrumentos ampliado de 10,25 polegadas personalizável e ecrã central tátil de 10 polegadas que compõe o DS Iris System, sistema de infoentretenimento alimentado pela inteligência artificial ChatGPT e baseado na organização de “widgets” para ser mais intuitivo de utilizar.


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Dois níveis 

O modelo será disponibilizado com dois níveis de equipamento Pallas e Étoile, o primeiro de série já com elementos com os bancos em tecido de alta densidade (Diamond Tungsten) e TEP, painel de bordo e painéis das portas com acabamentos em basalto preto com efeito escamado e inserções em “Bronze Belem”. Também de série, o ar condicionado automático de duas zonas, faróis LED, farolins traseiros Full LED, cruise control adaptativo, assistência ao estacionamento dianteiro e traseiro com câmara de marcha-atrás, vidros laterais dianteiros laminados e acústicos, bem como replicação do smartphone sem fios.

 

Por seu turno, o equipamento Étoile inclui (ou substitui) itens como os faróis Matrix LED Vision, o sistema de infoentretenimento DS Iris System, os bancos dianteiros de ajuste elétrico, os vidros traseiros laminados de privacidade, soleiras das portas e pedais em alumínio e o carregador sem fios para smartphone, entre outros. Pode ter acabamentos interiores em Alcantara ou Couro Nappa.


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Quatro opções estão disponíveis independentemente de packs específicos: o gancho de reboque removível sem ferramentas (incompatível com E-Tense), o teto de abrir elétrico, a porta traseira elétrica e o tejadilho “Perla Nera Black”.

 

Quanto aos preços, a gama começa, então, nos 37.550€ do Nº8 Hybrid Pallas de 145 cv, enquanto a variante E-Tense Pallas tem um custo base de 46.850€. Note-se que o Nº4 está ainda disponível em versão especial Jules Verne, que celebra o conceituado autor de algumas das aventuras literárias mais famosas de sempre, como “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, cuja temática está presente neste modelo com emblemas exclusivos e grafismos únicos.

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