Limitado a apenas 40 exemplares, todos já vendidos, o Marsien tem a base de um Porsche 911 Turbo S, mas foi totalmente revisto por Marc Philipp Gemballa GmbH (em nada associado à Gemballa GmbH) para homenagear uma era de ouro do automobilismo.
Capaz de percorrer as areias das dunas e a neve da Escandinávia, o Marsien é um projeto especial levado a cabo por Marc Philipp Gemballa, que procura evocar os modelos de competição da Porsche da década de 1980, nomeadamente os 959 que participaram no Rali Paris-Dakar. Mantendo o seu carácter de superdesportivo, o Marsien tem uma produção limitada a apenas 40 unidades, com um desenho elaborado por Alan Deroisier, um aficionado da Porsche.
O Marsien é um projeto especial que procura evocar os modelos de competição da Porsche da década de 1980, nomeadamente os 959 que participaram no Rali Paris-Dakar
Após inúmeros testes em locais tão diversos como o circuito de Nürburgring Nordschleife (onde fez mais de 3000 km), o deserto da Arábia Saudita ou o gelo e neve da Escandinávia, a produção já está em curso, com clientes de 16 países prontos para receberem o Marsien, um automóvel exclusivo que também contou no seu desenvolvimento com a participação de engenheiros que participaram em provas icónicas como as 24 Horas de Le Mans.
Foram desenvolvidos mais de 422 componentes individuais novos, como a suspensão por medida concebida em parceria com a KW Automotive, o sistema de escape em titânio, cablagens ou farolins. Adicionalmente, o modelo dispõe de carroçaria em fibra de carbono composta por mais de 80 componentes individuais de fibra de carbono, tendo já recebido homologação técnica para utilização em estrada.
Detalhe impressionante é o da luz traseira completamente personalizada, desenvolvida em colaboração com a especialista GERG Lighthouse. A tecnologia de fabrico do farolim traseiro do Marsien foi também utilizada para o sistema europeu de defesa antimíssil Meteor.
Suspensão de ponta
Para enfatizar o conceito extremo do Marsien, Gemballa encetou uma parceria técnica com a KW para o desenvolvimento de um sistema de amortecimento adaptativo de ponta, com ajuste de altura variável para alternar entre as estradas de asfalto e as dunas. Composta por mais de 30 componentes individuais em alumínio, a suspensão pode ter componentes anodizadas em ouro a pedido do comprador, tornando-se mais especial.
Ao toque de um botão, a altura pode aumentar eletronicamente do nível de base um Porsche Turbo S para cerca de 250 mm de distância ao solo. Este sistema hidráulico também pode controlar o amortecimento de forma automática. Para percursos verdadeiramente desafiantes, o Marsien dispõe ainda de outro “truque”: um sistema de pressão automática dos pneus integrado na dianteira que permite ajustar a pressão dos pneus à medida dos terrenos para melhorar a prestação fora de estrada.
Podem ser escolhidos diferentes modos de condução a partir do volante, ajustando também a transmissão, mapa do motor e altura ao solo. Além dos dois modos de estrada, ‘City’ e ‘Race’, o Marsien conta ainda com modos fora de estrada, como o ‘Dunes’, ‘Snow/Ice’ e ‘Rally’ para diferentes tipos de piso.
As ligações ao solo contam ainda com dois conjuntos de jantes de alumínio forjado especialmente concebidos com sistema de aperto central, com pneus Michelin Ultra High Performance para utilização em estrada e pneus Grabber AT 3 All Terrain para utilização fora de estrada. Opcionalmente, os clientes podem encomendar um conjunto de jantes Lightweight GT ainda mais direcionado para a estrada, melhorando ainda mais o desempenho em estrada. As jantes Lightweight GT da unidade de lançamento foi pintado em branco pérola de camada tripla, enquanto o conjunto de jantes “off-road” foi pintado num acabamento mate azul-marinho profundo.
Especial no interior
O interior do Marsien também apresenta vários elementos especificamente concebidos. A consola central foi elevada e revela uma alavanca de velocidades em alumínio (opcionalmente, pode ser equipada com um manípulo da caixa de velocidades em carbono ou mogno). Como parte do programa de opções especiais, os clientes podem especificar o interior em fibra de carbono, adicionando mais elementos em carbono exposto ao habitáculo. Além disso, os clientes têm a opção de adicionar uma “rollcage” atrás dos bancos, que pode ser pintada na cor da sua escolha ou com acabamento em pele, Alcantara ou fibra de carbono exposta. Na consola central está uma placa especial que dá conta da série limitada a 40 unidades.
A especificação interior do veículo de lançamento foi acabada em Alcantara azul-marinha combinada com elementos em azul-gelo para os pespontos, cintos de segurança, soleiras das portas e mostradores dos instrumentos, combinando com a pintura exterior “Glacier Blue”. Todos os emblemas e designações de modelos foram acabados em ouro de 24 quilates na especificação do veículo de lançamento.
Motor melhorado
O motor boxer de seis cilindros foi trabalhado pela RUF, elevando a potência para os 750 cv e o binário para os 930 Nm. Existe ainda uma outra configuração de motor, mais potente, com 830 cv graças a turbocompressores melhorados, a um mapeamento revisto da ECU e configuração da transmissão. O sistema de escape foi desenvolvido pela Akrapovic, sendo concebido em titânio e com baixo peso, ajudando também a aumentar a potência do motor trabalhado pela RUF.
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