top of page
Logotipo | e-auto

Protestos anti-Musk esperados na Tesla em Portugal

A ação de Elon Musk na esfera governamental dos Estados Unidos da América e as suas posições cada vez mais polémicas vão estar no cerne de protestos que estão a ser organizados por ativistas em todo o mundo, previstos para o dia 9 de março. Os espaços da Tesla em Lisboa e no Porto estão na lista dos locais onde os ativistas se preparam para contestar o bilionário sul-africano.



Cada vez mais embrenhado na política americana, Elon Musk foi nomeado por Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos da América, para cortar a fundo nos gastos públicos e federais do país, liderando o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).


Posições (e ações) têm sido cada vez mais polémicas

 

Porém, as suas posições (e ações) têm sido cada vez mais polémicas, desde aquilo que muitos consideraram uma saudação fascista durante a tomada de posse de Trump, em janeiro, mas também pelo apoio a entidades de extrema-direita, como o partido AFD na Alemanha ou Tommy Robinson, extremista britânico que se encontra detido e para quem Musk pede a libertação.

 

Em virtude destes desenvolvimentos, cresce o nível de contestação ao bilionário, que detém as marcas Tesla e SpaceX, com os espaços da fabricante de automóveis a serem palco de várias ações por parte de ativistas, que visam chamar a atenção para o papel divisivo que Musk está a ter não só nos EUA, mas também noutros pontos do mundo, incluindo na invasão da Ucrânia pela Rússia.



É neste contexto que está a ser programada uma ação global de contestação nos espaços da Tesla nos EUA e na Europa, com o portal “Tesla Takedown” a apresentar as localizações dos protestos e outras formas de contestar a Tesla, incentivando, por exemplo, a que os atuais condutores de veículos da marca os troquem.

 

Alegando que “desinvestir na Tesla é ajudar a parar Musk na defesa da democracia”, os ativistas têm já efetuado vários protestos nos Estados Unidos da América ao longo das últimas semanas e agora será também a vez de Portugal.

 

É precisamente através desse portal que se pode encontrar o agendamento dos protestos de dia 9 de março para os espaços da Tesla em Lisboa, no El Corte Inglés, e no Porto, no Tesla Center.



Concessionários incendiado 

São também cada vez em maior número os casos de vandalismo contra automóveis da Tesla, sobretudo os Cybertruck nos EUA, havendo também alguns nomes famosos, como a cantora Sheryl Crow, que optaram por vender os seus carros por não concordarem com o caminho seguido por Musk e a sua conotação com a marca americana.



Já em França, noutro sinal de insatisfação crescente, um stand da Tesla foi incendiado em Toulouse, suspeitando-se de fogo posto num caso que está ainda a ser investigado pelas autoridades. No total, 12 veículos foram afetados, oito dos quais totalmente destruídos, com custos avultados que se estimam acima dos 700.000 euros.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page