Tesla: baterias LG dececionam
- João Isaac
- há 2 dias
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Estudo recente conclui que as baterias Panasonic que equipam os automóveis da marca norte-americana e são fabricadas nos EUA duram mais tempo do que as LG “made in” China utilizadas pelo fabricante. A EV Clinic testou as baterias de Model 3, Model Y & Cia. e também concluiu que a durabilidade e fiabilidade são bastante variáveis, registando-se mesmo diferenças muito expressivas entre acumuladores de energia.

Numa publicação na rede social X, a empresa de origem croata especializada em diagnósticos e reparações de automóveis elétricos questiona a boa reputação das baterias fabricadas na China, pelo menos nos casos dos Tesla Model 3 ou Model Y que testou. A EV Clinic não comparou todas baterias disponíveis, mas examinou a NMC811 fabricada pela LG em Nanjing, China, e a NCA produzida pela Panasonic nos EUA.
E a comparação originou resultados muito interessantes. A bateria LG apresentou mais falhas e uma vida útil inferior (a EV Clinic estimou-a em cerca de 250.000 km, “contra” os 400.000 km da Panasonic). De acordo com a empresa, e considerando todas as assistências realizadas aos automóveis de clientes, em mais de 90% das operações, as reparações das células das baterias LG eram inviáveis, uma vez que o grau de degradação excedia a capacidade de renovação. Mais: quase sempre, os problemas afetavam diversos módulos completos e não células isoladas. Por isso, mesmo substituindo o item defeituoso por célula usada compatível, os problemas mantinham-se. E, assim, a especialista desaconselha reparações (dispendiosas)!

Em contrapartida, a EV Clinic elogia o desempenho da bateria Panasonic. Após os 250.000 km, por norma, somente uma célula funcionava mal, ao contrário do que sucedia na da LG, e a reparação, técnica e financeiramente, apresentava-se como viável.



