top of page
Logotipo | e-auto

Fiat: quatro novidades em quatro anos

Atualizado: 29 de mar. de 2024

Italianos planeiam revolução, renunciando apenas aos citadinos para produzirem modelos maiores e mais rentáveis baseados na plataforma “low-cost” Smart Car da Stellantis, a base do Citroën Ë-C3



A Fiat, outrora uma marca de referência nos segmentos mais populares na Europa, prepara-se para (outra) mudança radical de estratégia de produto, renunciando ao desenvolvimento apenas de citadinos para passar a contar com modelos maiores e, sobretudo, mais rentáveis, todos baseados na plataforma “low-cost” Smart Car do consórcio industrial Stellantis liderado pelo português Carlos Tavares.

 

O plano, anunciado pelo diretor-geral da marca italiana, o francês Olivier François, também pressupõe a produção dos automóveis novos (quatro em quatro anos!...) com motores elétricos e térmicos. A abordagem percebe-se facilmente: a rapidez da mudança de paradigma não é igual em todos os países europeus, muito menos em todas as regiões no “mapa” da Fiat.



Olivier François, com recurso a vídeo, anunciou os pontos essenciais de plano que arranca com a sucessão do Panda, com o francês a prometer o lançamento de um “Mega-Panda”. Razão: promete-se automóvel maior que o atual, como demonstra o “concept” que o promove, que tem desenho com vários elementos inspirados no circuito oval para testes no topo do Lingotto, nome da fábrica (histórica) da Fiat em Turim, infraestrutura ativa de 1923 a 1982.  «A posição de condução sobrelevada e a imagem muito robusta tornam-no o automóvel perfeito para os clientes em todo o mundo, principalmente nos ambientes urbanos cada vez mais congestionados”, prometeu o francês de 62 anos que lidera a marca desde 2011.


Do “Mega-Panda” ao… “Giga-Panda”!

O segundo automóvel na rampa de lançamento é o substituto da “pick-up” Strada, o automóvel mais vendido no Brasil. A arquitetura da carroçaria mantém-se, mas a ideia é somar-lhe muitas características/qualidades de Sport Utility Vehicle (SUV), com a ambição de poder vender este modelo até na Europa. O terceiro produto na rampa de lançamento tem formato que combina os elementos essenciais de dois “best-sellers” regionais: o Fastback da América Latina e o Tipo do Médio Oriente e África! Também neste caso, Velho Continente “debaixo de olho”



Finalmente, o quarto modelo na série de quatro novidades em quatro anos é Sport Utility Vehicle apresentado por Olivier François como o «Giga-Panda»! Neste caso, até o “alvo” está bem definido: o Dacia Duster, modelo cada vez mais popular num segmento que vale cada vez mais vendas. O francês apenas não revelou os planos para o quinto estudo apresentado no vídeo, sob o nome de Concept Camper…

 

O ano passado, a Fiat vendeu 125.835 exemplares do Panda, a maioria em Itália. O sucessor tem apresentação programada para 11 de julho, dia do 125.º aniversário do fabricante transalpino. Depois, até 2027, apresentação das demais novidades, ao ritmo de uma por ano.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page