Norte-americanos aceleram “Projeto Redwood”. Compacto elétrico é para vender por apenas 25.000 dólares (pouco mais de 23.000 €, à taxa de câmbio atual)
Os números da Tesla são assombrosos, por posicionarem o fabricante norte-americano, globalmente, “à porta” do pódio das vendas de automóveis “premium” (este estatuto é cada vez mais contestado, sobretudo devido à estratégia comercial “agressiva” da firma criada por Elon Musk em 2003). O ano passado, na comparação com 2023, crescimento de 38% nas matrículas, para 1.808.581, com Model 3 e Model Y a representarem cerca de 96% do negócio, “contra” os 4% de Model S e Model X.
Em 2023, no mercado de automóveis “premium”, apenas BMW, Mercedes-Benz e Audi venderam mais! A primeira conseguiu um recorde de 2.253.835 automóveis registados, incluindo 330.956 só com motores elétricos, a segunda matriculou 2.043.800 (222.600) e a terceira somou 1.895.240 (178.000). Este ano, mantendo-se as tendências de 2023, alemães na “linha de fogo” da Tesla, que tem modelo novo na rampa de lançamento, o Cybertruck, estimando-se, todavia, que a “pick-up” tenha pouco impacto nas vendas da companhia norte-americana, principalmente na Europa.
No entanto, para o segundo semestre de 2025, anuncia-se outro automóvel novo, com dimensões mais compactas, que a Tesla planeia vender por cerca de 25.000 dólares (ao câmbio atual, pouco mais de 23.000 €…)! Elon Musk confirmou-o em videoconferência para apresentação dos resultados da empresa em 2023, apresentando-o como modelo de “baixo custo”, independentemente de contar com “tecnologias novas”, por fabricar-se com um “sistema de produção revolucionário”. O homem-forte da Tesla descreveu-o mesmo como o “mais avançado de sempre e por margem significativa”.
A agência Reuters, citando fontes da marca norte-americana, informou que o modelo é designado internamente pelo código “Redwood” – a escolha do nome comercial Model 2 não está confirmada! Adicionalmente, sabe-se que existem negociações com diversos fornecedores e que o plano do construtor pressupõe a produção de 10.000 exemplares do automóvel com formato de “crossover” por semana.
Elon Musk também apresenta o modelo novo de produção da Tesla como “muito difícil de copiar”, por implicar, por exemplo, “a cópia da máquina que faz com que a máquina inicie todo o processo”, mas reconheceu dificuldades na implementação do programa… «Vamos dormir muitas noites na linha de montagem”, rematou. O automóvel novo será fabricado na Gigafactory de Austin, no estado norte-americano do Texas, mas os planos da Tesla também admitem a possibilidade de fazê-lo fora dos Estados Unidos.
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