XPENG P7: 24 horas “a fundo”
- João Isaac

- 14 de ago.
- 2 min de leitura
Marca chinesa submete geração nova da berlina elétrica a teste de resistência. E os resultados de programa tão intensivo espantaram até o fabricante.
A Xpeng tem geração nova do P7, apenas a segunda desde a introdução da berlina elétrica original, que aconteceu, no mercado chinês, no verão de 2020, e colocou-a à prova num dos mais exigentes testes de resistência a que podem submeter-se quaisquer automóveis novos: 24 horas “a fundo” numa pista de alta velocidade. O objetivo era claro: certificar a fiabilidade do motor elétrico, da bateria e do sistema de gestão eletrónica.
O plano de testes, devido à duração e extensão do programa, inclui, obviamente, a troca de condutores, que foi feita de forma a permitir que o P7 estivesse parado só o tempo indispensável para cumprir essas operações e, assim, permanecesse em circulação ininterrupta durante o máximo de tempo possível. A sessão cumpriu-se a alta velocidade e, nas paragens, procedeu-se, também, ao carregamento rápido da bateria, de forma a “espremer” as capacidades da arquitetura elétrica nova, de 800 V.
Outro dos objetivos cumpridos foi a realização do teste sob as temperaturas altas comuns na China nesta época do ano, mas existem notícias de que a sessão teve de ser interrompida, momentaneamente, durante a madrugada, devido à (muita…) chuva que caiu sobre o circuito chinês, o que tornou a pista perigosa. A marca não anunciou as conclusões, mas fonte da XPENG reclama “sucesso”!...
A segunda geração do P7 foi apresentada na China no início de agosto, com duas e quatro rodas motrizes, e potências de 367 cv a 594 cv. Na versão posicionada no topo da gama, a bateria do tipo NMC da CALB admite carregamentos ultrarrápidos que permitem “recuperar” 525 km de autonomia em 10 minutos. De acordo com a norma de homologação que vigora na China, entre recargas, este automóvel com 5,017 m de comprimento percorre até 820 km. As “performances” anunciadas são surpreendentes: 0-100 km/h em 3 s e velocidade máxima limitada a 230 km/h.












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