Volvo EX60: até 810 km de autonomia
- António de Sousa Pereira

- há 6 horas
- 2 min de leitura
Confirmando tratar-se de um dos automóveis mais importantes para a marca dos últimos anos, apesar da respetiva apresentação estar marcada só para dia 21, a Volvo decidiu libertar mais uma imagem do EX60 (mesmo que, na foto, o carro ainda não possa ser observado em todo o seu detalhe), e revelar alguns dos atributos do seu próximo SUV elétrico. Em destaque, a autonomia de até 810 km, segundo a norma WLTP, o que passa a representar uma referência na categoria.

Não sendo explicitado se tal valor corresponde ao ciclo combinado, ou outro, é, contudo, especificado que diz respeito a uma versão com tração integral, o que significa que a mesma disporá, pelo menos, de um motor por eixo – ficando em aberto a possibilidade de existir variantes de duas rodas motrizes, o que, a acontecer, quase seguramente recorrerão a uma bateria com menor capacidade, caso contrário, caberia a estas dispor de uma autonomia tanto, ou mais, elevada. Ao mesmo tempo, o fabricante nórdico faz saber que o EX60 será não só o seu automóvel 100% elétrico capaz de chegar mais longe com uma única carga de bateria, como o que mais rapidamente será capaz de recarregá-la: graças a uma arquitetura a 800 V, e à capacidade para aceitar carga rápida até 400 kW, não mais do que dez minutos serão os suficientes para repor 340 km de autonomia.
Outros dados a ter em conta: a garantia de dez anos para a bateria, com células capazes de garantir um elevado equilíbrio entre densidade energética e entrega de potência; os motores elétricos desenvolvidos pela própria Volvo; e o recurso à plataforma modular SPA3, a mais evoluída do construtor de Gotemburgo. Neste particular, é dada ênfase à integração da bateria de “alta tensão” na própria estrutura; e ao recurso, pela primeira vez num Volvo, à chamada “megafundição” (no processo de produção, centenas de pequenas peças são substituídas por uma única, de maiores dimensões, fundida a alta precisão). Tudo isto contribuindo para um menor peso, logo, uma maior eficiência energética.







Comentários