A marca de elite que o consórcio chinês apresentou à Europa no salão de Genebra tem bólide elétrico novo para competir com superdesportivos “made in” Itália. No U9 com quatro motores, 1300 cv!
É o automóvel mais caro no catálogo da Build Your Dreams (BYD), ao vender-se na China por 1,68, milhões de yuan, o equivalente a 215 mil euros, figura na gama de marca de luxo do consórcio industrial chinês (Yangwang), ambiciona rivalizar com os superdesportivos de fabricantes italianos como Ferrari e Lamborghini. Chama-se U9, baseia-se na arquitetura técnica “e4 platform” e encontra-se equipado com quatro motores elétricos que geram até 1300 cv!
O Yangwang U9, no imediato, será comercializado apenas na China, comunicou a BYD durante a apresentação do automóvel, em Shanghai. Este automóvel, disse-o a marca, acelera de 0 a 100 km/h em 2,36 segundos e atinge a velocidade máxima de 309,19 km/h. São números que impressionam…
A BYD, durante o 4.º trimestre de 2023, ultrapassou a Tesla na tabela dos maiores fabricantes mundiais de automóveis elétricos, encontra em período de expansão na Europa, não tem quaisquer planos para “atacar” o mercado norte-americano e é reconhecida, principalmente, pelos preços muito competitivos os modelos que produz. No entanto, na China, para satisfação da procura, conta com três marcas que têm posicionamentos diferenciados (leia-se mais exclusivos e “premium” ou luxo), Denza, Yangwang e Fang Cheng Bao, e proporcionam níveis de rentabilidade muitíssimo mais atrativos.
A Yangwang encontra-se no mercado doméstico desde novembro do ano passado, com o SUV apresentado em Genebra (U8), e trabalha no desenvolvimento de outro modelo (berlina), que planeia apresentar até ao final do ano.
Comments