911 Carrera Coupe reimaginado pela Singer
- Pedro Junceiro
- há 4 dias
- 3 min de leitura
A Singer, companhia que se dedica a modernizar modelos clássicos da Porsche, revelou a sua mais recente criação, o 911 Carrera Coupe Reimagined By Singer (denominação oficial e completa), com visual melhorado e com motor atmosférico de 420 cv de potência. Apenas serão trabalhadas (com base em unidades existentes) 100 exemplares.

O Porsche 911 Carrera Coupe Reimagined by Singer representa os mais recentes esforços da Singer, especialista em “restomods” de modelos Porsche 911 clássicos em colaboração com os seus proprietários, sediada na Califórnia.
Esta última “criação” da Singer inspira-se na variante alargada do 911 Carrera da década de 1980, focada no desempenho elevado em pista e fora dela. Assim, o 911 Carrera Coupe Reimagined by Singer persegue essa imagem, com atenção ao detalhe bastante elevada e várias alterações face ao modelo de base (964), sempre fornecido pelo proprietário.

Originalmente fabricados pela Porsche há mais de 30 anos, estes desportivos têm estado na estrada desde então, percorrendo milhares de quilómetros nas mãos de muitos condutores, pelo que o primeiro passo consiste em desmontar cuidadosamente o carro do proprietário, incluindo o interior e todos os componentes mecânicos, até que o monocoque de aço (chassis) seja revelado.
O chassis é cuidadosamente avaliado, limpo e preparado para as fases seguintes do restauro, contando para a fase de restauro com o apoio da Red Bull Advanced Technologies, que permite aumentar a rigidez estrutural.

Motor atualizado
O motor do 911 Carrera Coupe Reimagined by Singer tira partido dos desenvolvimentos apresentados em modelos anteriormente concebidos pela marca californiana, mantendo o bloco de seis cilindros (“flat-six”), mas revisto e melhorado, com cabeças de cilindros de quatro válvulas, numa técnica desenvolvida em parceria com a Cosworth, especialista de motores e que ajudou grandemente no “design” da câmara de combustão e dos caminhos de admissão e de escape.
Em estreia absoluta em modelos da Singer está o controlo variável de abertura das válvulas, otimizando a entrega da potência consoante a necessidade de condução, além de dispor ainda de cabeças de cilindros com refrigeração a água combinada com a refrigeração a ar.

No total, estas melhorias elevam a potência do “flat-six” para os 420 cv e “redline” incrementado até às 8.000 rpm. A caixa de velocidades manual também foi otimizada, com seis relações e manuseamento aperfeiçoado. O cliente pode requisitar uma alavanca da caixa elevada com mecanismo de mudanças exposto para sublinhar o aspeto artesanal ou um sistema de escape em titânio.
O condutor pode selecionar entre cinco modos de condução (“Road”, “Sport”, “Track”, “Off” e “Weather”) para ajustar os níveis de intervenção do controlo de tração e do controlo eletrónico de estabilidade, dependendo das condições da estrada e das suas próprias capacidades.

Visual robusto
Visualmente, a carroçaria foi robustecida para combinar desempenho estético e funcional, recorrendo-se extensivamente à fibra de carbono, material que permite reduzir o peso e aumentar a rigidez. Inspirada no equipamento Super Sport disponível na época, a carroçaria em fibra de carbono traduz-se no alargamento das vias dianteira e traseira, bem como novos para-choques com cuidado aerodinâmico e funcional, já que o da frente revela otimização para o arrefecimento dos travões. O capot pode contar com detalhe peculiar de dois faróis adicionais escamoteáveis. Adicionalmente, as entradas de ar nas extremidades dos guarda-lamas traseiros direcionam o ar de arrefecimento para o compartimento do motor. Ainda na traseira, os clientes podem especificar uma asa traseira em forma de cauda de baleia, idêntica à do 911 Carrera de então.
A suspensão, desenvolvida pela Singer, revela amortecedores ajustáveis novos com controlo eletrónico de amortecimento, não faltando ainda um sistema de elevação do nariz para passagem sobre desníveis. Para melhorar a travagem, recorre a discos de travão em carbocerâmica, situados atrás de jantes de 18 polegadas com aperto central. Para os pneus, escolheram-se Michelin Pilot Sport.
A Singer assegura apenas 100 trabalhos deste modelo, com as duas versões apresentadas pela marca a serem exemplo da amplitude de personalização permitida pelos seus serviços.
Quanto ao habitáculo, também há espaço para melhorias, com os proprietários a poderem personalizar o modelo de acordo com as suas preferências pessoais, através de acabamentos de pintura, pele e materiais feitos à medida. Podem ser solicitados bancos desportivos ou tipo “baquet” leves, entrosados com os comandos do veículo.
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