Alpine Store também no Porto
- Pedro Junceiro
- 25 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de jul.
A Alpine reforça a presença em Portugal com a inauguração do segundo espaço comercial. Encontra-se no Porto. Presente no nosso País desde 2018, a marca do Grupo Renault prossegue a estratégia de expansão nacional, que acontece em paralelo com o crescimento da gama – até 2030, a promessa é de sete automóveis 100% elétricos no catálogo.

A cidade do Porto acolhe o segundo espaço comercial da Alpine em Portugal. Inaugurado em parceria com a Caetano Retail, este concessionário da marca francesa integra o espaço da Renault Porto Boavista/Caetano Formula, núcleo que integra ainda concessionários da Renault, da Dacia e da Renew, centro de usados certificados do grupo.
Situado na Rua de Grijó, junto à Via de Cintura Interna (VCI), este espaço comercial reforça a presença da marca francesa em Portugal e alia-se ao espaço já existente em Lisboa (Rua Dr. José Espírito Santo). A Alpine passa assim a estar representada nas duas maiores cidades do país, com o espaço nortenho a ser definido como uma forma de captar a atenção de potenciais clientes naquela região.
A abertura deste Centro Alpine decorre ao abrigo da parceria existente entre a Renault e a Caetano Retail, divisão da Salvador Caetano para a distribuição automóvel representada na inauguração por Paulo Araújo, Diretor Executivo, que destacou a importância de contar com “parceiros de referência como o Grupo Renault” e “produtos de alta qualidade”, referindo-se aos automóveis.
Por seu turno, Jean-Antoine Bergue, Diretor Financeiro da marca Alpine, sublinhou a abertura de mais um espaço “que permite aos clientes ligarem-se aos valores da marca”, numa alusão ao ADN de competição e ao mundo do requinte desportivo francês. “Queremos oferecer aos clientes uma variedade de experiência ligada à marca Alpine”, afirmou.
Bergue salientou, ainda, a boa prestação em termos comerciais no primeiro semestre, com vendas em crescendo na Europa, não só pelo surgimento do A290, mas também pela manutenção dos números do A110, que mantém a sua popularidade, aproximando-se ainda a chegada do A390, um SUV “fastback” que surgirá em duas vertentes, de 400 ou de 470 cv (GTS).

ADN entre passado e futuro
A inauguração contou ainda com a presença de José Pedro Neves, Diretor Geral do Grupo Renault em Portugal, e de Hugo Barbosa, Diretor de Comunicação do Grupo Renault em Portugal, com ambos a destacarem o peso histórico da marca francesa e o seu papel, bastante relevante, na aceitação da eletrificação aplicada aos automóveis desportivos.
José Pedro Neves frisou que “fazemos esta aposta no Porto com um dos principais parceiros que temos a nível mundial, que é a Caetano Retail – só assim, com trabalho em conjunto, é que conseguimos atingir o sucesso. Em segundo lugar, queremos melhorar a experiência de cliente e é para isto que estamos a trabalhar com este espaço. Na lógica do Grupo Renault, a Alpine é uma complementaridade essencial entre Dacia e Renault e vai abrir-nos as portas para acabar com alguns preconceitos sobre a eletrificação”.
Noutro aspeto, o responsável nacional pelas operações do Grupo Renault salientou que “nunca pusemos em questão o nosso modelo de negócio e a necessidade de uma rede de distribuição, que achamos que é essencial para garantir a proximidade aos clientes e a sua manutenção”.
Hugo Barbosa, Diretor de Comunicação do grupo para Portugal, descreveu este passo como “muito aguardado”, dando seguimento à implementação da marca em Portugal, desde a sua entrada no país, em 2018.
Ao mesmo tempo que enalteceu o passado de sucesso da Alpine na competição – com triunfos em Le Mans ou nos ralis ao mais alto nível –, apontou ainda o caminho da marca para o futuro, ambicionando tornar-se numa “marca desportiva de luxo e de alta ‘performance’” enquanto prepara o alargamento da sua “Dream Garage”, que terá sete automóveis 100% elétricos até 2030, ainda este ano com o A390 e em 2026 com um novo A110.
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