A nova geração do icónico modelo da Toyota é a mais recente “vítima” do trabalho de preparação da empresa islandesa.

Conhecida pelo seu trabalho de preparação de viaturas destinadas ao todo-o-terreno extremo, a Arctic Trucks é provavelmente ainda mais conhecida por ter construído a Toyota Hilux vermelha que o extinto programa de TV britânico Top Gear levou ao Pólo Norte ou até à encosta de um vulcão ativo.
Depois de ter transformado inúmeras viaturas de forma a torná-las aptas a percorrer os territórios mais inóspitos, a firma islandesa aplicou agora os seus conhecimentos e extensa experiência na mais recente geração do icónico Toyota Land Cruiser, um projeto que batizou de AT37, uma vez que o todo-o-terreno japonês transformado utiliza pneus de 37 polegadas de diâmetro. Sim, leu bem.

Dependendo do mercado e da respetiva configuração, o AT37 utiliza pneus BFGoodrich All-Terrain T/A K03 ou Mud-Terrain T/A KM3. Em ambas as opções, o Land Cruiser da Arctic Trucks está equipado com jantes especiais de 17 polegadas. As novas rodas do AT37 são responsáveis por uma grande parte da superior altura livre ao solo, mas a suspensão ajustável da R53 Suspension contribui com 40 milímetros adicionais.
De forma a manter a proporção entre a carroçaria e as sobredimensionadas rodas, a Arctic Trucks desenvolveu um kit de carroçaria especial composto por dez peças para melhor as integrar no conjunto estético, dando ao Land Cruiser uma postura ainda mais possante e agressiva em estrada ou, quase sempre, fora dela, claro. As novas rodas obrigaram, obviamente, a uma nova calibração do velocímetro e o condutor tem igualmente ao seu dispor um sistema de controlo da pressão dos pneus.
Nas laterais, foram instaladas novas plataformas de acesso em alumínio, forradas a borracha e no interior o AT37 dispõe igualmente de novos acabamentos em cor de lava. Novos são também os tapetes, o punho da transmissão e, por exemplo, a cobertura do painel de instrumentos. Um elemento que se destaca a bordo é a chave de aperto dinamométrica específica da Arctic Trucks.
O desenvolvimento do AT37 foi levado a cabo quer pela divisão islandesa da empresa, bem como por uma equipa de profissionais localizada no chamado “motorsport valley”, no Reino Unido, tendo ainda contado com o contributo do experiente distribuidor da Toyota para o continente africano.

Disponível a partir do segundo trimestre de 2025
A Arctic Trucks não divulgou qualquer informação relativamente ao preço da sua mais recente criação, mas o seu lançamento no mercado europeu e norte-americano, bem como no Médio-Oriente e África deverá acontecer durante o segundo trimestre de 2025.
Comments