Aston Martin pioneira no CarPlay Ultra
- Pedro Junceiro
- há 6 horas
- 3 min de leitura
A Aston Martin é a primeira marca a ter nos seus automóveis a tecnologia CarPlay Ultra, que permite integração e utilização melhorada do sistema operativo nos ecrãs dos veículos. O lançamento ocorre nos modelos desportivos destinados à América do Norte, mas deverá chegar a mais mercados nos próximos 12 meses.
Sublinhando o seu carácter tecnológico, a Aston Martin é o primeiro construtor automóvel do mundo a disponibilizar o CarPlay Ultra, que integra nos Aston Martin as possibilidades de interação do iPhone. A gama de superdesportivos da marca britânica passa a contar com esta tecnologia, que oferece, entre outras virtudes, informações em tempo real no ecrã tátil do sistema de infoentretenimento e no painel de instrumentos.
Estreado no DBX e na gama principal de desportivos da Aston Martin (Vantage, DB12 e Vanquish), o CarPlay Ultra é de série em todas as novas encomendas nos EUA e Canadá realizadas a partir de hoje, e estará disponível, nas próximas semanas, como uma atualização para os principais modelos existentes na gama, equipados com o sistema de infoentretenimento da próxima geração da Aston Martin.

O CarPlay Ultra permite novas funcionalidades aplicadas ao painel de instrumentos, com uma série de opções perfeitamente concebidas para os manómetros do velocímetro e do conta-rotações de entre as quais os condutores podem optar, assim como a capacidade de exibir mapas e conteúdos multimédia em modo de ecrã total, com total liberdade para modificar a disposição.
Este desenvolvimento resulta do trabalho de conjunto entre a Apple e a Aston Martin, para assegurar que o sistema CarPlay Ultra está alinhado com a filosofia de “design” da marca automóvel. Os condutores podem escolher entre uma série de temas diferentes para o painel de instrumentos, e podem também personalizar as cores e os papéis de parede de acordo com as suas preferências individuais.
Adicionalmente, podem gerir as funções como o rádio e a climatização diretamente a partir do CarPlay Ultra, através de controlos no ecrã tátil, botões físicos ou da assistente virtual Siri. Os condutores podem, ainda, adicionar “widgets” do iPhone adaptados ao ecrã de 10,25 polegadas do sistema de infoentretenimento ou ao painel de instrumentos.
Para Adrian Hallmark, diretor-executivo da Aston Martin, “a integração do CarPlay Ultra é um exemplo evidente da nossa dedicação em colaborar com as melhores empresas do mundo para proporcionar aos nossos clientes experiências e capacidades únicas nos seus veículos”.
“Assente no nosso sistema de infoentretenimento de última geração, desenvolvido internamente, o CarPlay Ultra proporcionará funcionalidades e oportunidades de personalização adicionais, que colocam a Aston Martin na vanguarda do infoentretenimento no setor”, complementou o responsável pela companhia britânica.

Por seu turno, Bob Borchers, Vice-Presidente de Marketing Mundial de Produtos da Apple, adiantou que, “com o CarPlay Ultra, juntamente com os construtores automóveis, estamos a reimaginar toda a experiência a bordo do veículo, e a torná-la ainda mais unificada e consistente. A próxima geração do CarPlay oferece aos condutores uma forma mais inteligente e segura de utilizar o seu iPhone no automóvel, através de uma integração profunda com o veículo, e preservando o melhor do construtor automóvel”.
A Aston Martin introduziu o sistema de infoentretenimento de nova geração em 2023, no DB12, destacando então a elevada conetividade online e as capacidades do ecrã tátil “Pure Black” de 10,25 polegadas, com controlo capacitivo total por gestos, com um ou vários dedos.
Inicialmente lançado nos EUA e no Canadá, o CarPlay Ultra será alargado de forma a incluir todos os mercados globais nos próximos 12 meses.
Comentarios