Bentley Supersports estrela do "drift"
- Pedro Junceiro

- há 1 dia
- 3 min de leitura
Atualizado: há 9 horas
Marca pouco usual em demonstrações de drift, a Bentley aliou-se ao piloto multifacetado Travis Pastrana, especialista em desportos radicais e motorizados, para confirmar a agilidade e desempenho do Supersports, modelo limitado a 500 unidades e já esgotado. O resultado final é um vídeo marcado pela espetacularidade, gravado na sede e fábrica da marca britânica, em Crewe.
Popularizadas pelo malogrado Ken Block, as gincanas tornaram-se em fonte de inspiração para muitos outros pilotos, elevando sucessivamente a dificuldade e espetacularidade em busca de imagens e efeitos inesquecíveis. O exemplo mais recente surge da junção de dois nomes importantes no panorama motorizado: Travis Pastrana, piloto multifacetado nas duas e nas quatro rodas, e a Bentley, com a marca britânica a colocar à disposição um dos 500 exemplares do Supersports para algumas proezas ao volante impressionantes.
Este superdesportivo conta com motor V8 de 666 cv, tração traseira, chassis mais preciso e pacote aerodinâmico criado especificamente para incrementar o desempenho e a agilidade, tendo sido utilizado por Pastrana, em setembro do ano passado, para criar um filme do tipo gincana nas instalações da fábrica da Bentley, originalmente construída em 1938 em Pyms Lane, em Crewe, que recebeu um investimento significativo com fundos próprios nos últimos cinco anos.
O resultado é o vídeo “Supersports: Full Send”, na qual o piloto dá continuidade ao seu projeto de produções acrobáticas e espetaculares, com o anterior, “Aussie Shred” a ter cerca de nove milhões de visualizações no YouTube.

“Eu sabia que o Supersports tinha muita potência, mas fiquei agradavelmente surpreendido com a sua agilidade e diversão ao volante. Nunca tinha conduzido um carro de produção para filmar um vídeo desta magnitude, sem embraiagem ou ângulo de direção modificado, e tinha as minhas preocupações, mas o Supersports superou todas as minhas expectativas. Era exatamente o que eu esperava: a combinação perfeita de luxo e desempenho”, afirmou Pastrana, após a gravação deste vídeo.
Quebrando um pouco da magia da produção, as imagens não foram captadas numa só tirada, mas ao longo de três dias na fábrica de Crewe, com o Supersports a receber uma preparação especial por parte do Centro de Engenharia Técnica. A mudança mais relevante foi a adoção de um travão de mão hidráulico (com inscrição “Mildred”, alusão direta ao nome interno do projeto Supersports) junto ao volante, para permitir a travagem manual das rodas traseiras, enquanto o chassis e a transmissão também passaram a ter em conta essa particularidades para permitir a reposição imediata da potência assim que o travão de mão era libertado. Desta forma, Pastrana pôde efetuar longas derivas de traseira e controlar a trajetória de maneira mais eficaz.
No mesmo sentido, modificações no “software” permitiram o acionamento simultâneo do travão e acelerador para permitir o ajuste da trajetória em curva durante a derrapagem.

Convidados especiais
Além do Supersports, a Bentley incorporou alguns convidados especiais neste vídeo. Logo no início, é possível ver o desportivo novo rodeado de alguns dos ícones do passado, como as duas gerações do Continental GT3, o vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2023, o Speed 8 (chassis 004/5), e o Hunaudières Concept W16 de 1999.
Tanto o Bentayga de Pikes Peak, como o Continental GT de Pikes Peak Continental GT aparecem numa cena filmada no parque de estacionamento com painéis solares da Bentley, com destaque a ser dado ainda a uma novidade – o futuro SUV urbano de luxo que está a ser preparado para ser apresentado ainda este ano, surgindo então camuflado. Outros carros da coleção especial da Benltey são utilizados no vídeo, como os cinco modelos pré-Segunda Guerra Mundial, liderados pelo Team Blower #2 de 1929 – o Bentley mais icónico e valioso da história – e seguidos por mais dois Blowers, um Speed Six e um 3 Litre Speed Model de 1926.
Os mais atentos poderão ainda encontrar o EXP 15 Concept do ano passado, o Brooklands de 2010 e um Supersports 3 Litros de 1925 (um dos 18 originais) emprestado pela Vintage Bentley.
























Comentários