Bugatti Brouillard estreia Solitaire
- José Caetano

- 8 de ago.
- 2 min de leitura
A Bugatti, marca criada há 106 anos e propriedade do Grupo Volkswagen só desde 1998, estreou divisão nova (chama-se "Programme Solitaire"...) para a conceção de automóveis muito exclusivos produzidos “à medida” dos caprichos dos clientes mais exigentes, todos multimilionários. O arranque faz-se com este Brouillard, hiperdesportivo com 1600 cv!
A Bugatti conta com programa de personalização novo, que criou para desenvolver e produzir carros “à medida” dos caprichos (leia-se exigências) de clientes muitos especiais, todos multimilionários. Chama-se “Solitaire” (“Solitário”, traduzindo do francês para o português) e diferencia-se pela conceção de automóveis “one-off”, isto é, pela limitação da disponibilidade a uma unidade, ou duas, no máximo. Este Broiullard baseia-se no Mistral (99 vendidos em dois anos!), mas tem tejadilho em vidro e não a capota têxtil que equipa o “roadster”, e imagem assinada pela equipa de “design” que trabalha com o departamento novo da marca criada em 1999 que o Grupo Volkswagen absorveu em 1998.
O proprietário do Brouillard, que não foi identificado, decidiu manter a arquitetura técnica e o motor de 16 cilindros com arquitetura em W e 8 litros de capacidade. A mecânica é sobrealimentada por quatro turbos e, mantendo-se os números que já conhecemos do Mistral, debita 1600 cv, o que permite reivindicar “performances” muito semelhantes, nomeadamente os 420 km/h de velocidade máxima (limitada) ou os 0-100 km/h em 2,4 s, os 0-200 km/h em 5,6 s e os 0-300 km/h em 12,1 s!
O interior do Brouillard tem muitos apontamentos específicos (diversos inspirados em elementos icónicos da história da marca de Molsheim, França), como o cavalo de que o fundador Ettore Bugatti foi proprietário – encontramo-los nas portas, nos bancos, no seletor caixa de velocidades (neste caso, é reprodução tridimensional no interior de peça em vidro). Complementarmente, a empresa, para a construção e os acabamentos do “cockpit”, recorreu a muitos materiais nobres, como fibra de carbono, de cor verde, alumínio e pele.

A cor selecionada para a carroçaria destaca as linhas do Brouillard, com o objetivo de transmitir a perceção de que o hiperdesportivo é “mais baixo, leve e, sobretudo, dinâmico”. O verde predomina na parte superior do Bugartti e o preto na inferior. O primeiro carro do Programa Solitaire tem apresentação confirmada para a Semana do Automóvel de Monterey, na Califórnia, EUA, entre os dias 9 e 18.
O Brouillard, de acordo com as informação disponíveis, é o automóvel mais caro na história da Bugatti, com preço acima dos cerca de 11 milhões de euros antes de impostos cobrados pelo La Voiture Noire, hiperdesportivo baseado no Chiron apresentado em 2019.



























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