Carregadores: só na China, 28 milhões em 2027!
- João Isaac

- há 4 horas
- 1 min de leitura
Os números da adesão à mobilidade elétrica na China não param de surpreender-nos, com o anúncio de recordes que impressionam até os profissionais mais bem informados do setor automóvel. Desta vez, os números dizem respeito aos pontos para recarregamento de baterias com que o país pretende contar na passagem de 2027 para 2028: 28 milhões! No final do ano passado, em opção, existiam já mais de 20 milhões, o que representava mais 50% do que no mesmo período de 2024…

Cumprindo-se esta meta, no final de 2027, a China também contará com mais de 300 milhões de kW de capacidade energética na rede nacional de carregadores, o que assegura a alimentação das baterias de 80 milhões de automóveis elétricos e eletrificados (motorizações híbridas Plug-In e com extensores de autonomia). Este plano, somente para as áreas urbanas, prevê a instalação de cerca de 1,6 milhões de postos de carregamento, incluindo cerca de 100.000 rápidos e ultrarrápidos.
Nas áreas de serviço da rede nacional de autoestradas, por exemplo, está prevista a instalação de 40.000 postos novos, com uma potência mínima de carregamento de 60 kW. Esta estratégia de expansão inclui, ainda, a implementação de projetos-piloto para a tecnologia V2G (“Vehicle to Grid”), anunciando-se 5000 carregadores bidirecionais que permitem quer a alimentação das baterias, quer a devolução de energia à rede elétrica.
A China, com este plano, reage ao aumento da quota de mercado dos carros com tecnologias NEV (movidos a novas energias), que aumentou 10 vezes entre 2020 e 2025 – o ano passado, representaram 54% das vendas de automóveis novos!







Comentários