top of page
Logotipo | e-auto

China descobre toneladas de lítio

Atualizado: há 1 dia

O departamento provincial de recursos naturais da China anunciou a descoberta de depósito importante de minério de lítio na província central de Hunan. A "reserva" nova tem quase 500 milhões de toneladas!



Foi recentemente encontrada na China, na província de Hunan, uma enorme jazida de minério de lítio com cerca de 490 milhões de toneladas. O depósito deverá incluir, de acordo com as estimativas dos especialistas, cerca de 1,31 milhões de toneladas de óxido de lítio. O projeto de exploração foi liderado pelo instituto local de recursos minerais, tendo sido utilizada tecnologia de exploração de vanguarda para acelerar a obtenção de resultados e concretizar a descoberta.


O minério é composto por rocha granítica rica em lítio, a qual é triturada e o óxido de lítio extraído através de processos de separação. Ao contrário dos depósitos de lítio encontrados em soluções salinas, onde o lítio é extraído através da evaporação em grandes bacias, o processo de extração do minério é mais fácil de realizar, avançam. O processamento pode ser realizado de forma mais rápida e económica e os volumes de produção podem ser controlados com maior precisão. Além disso, de acordo com a notícia, o minério de lítio também contém outros recursos minerais como rubídio, tungsténio e estanho.


De acordo com a publicação alemã heise, as reservas de lítio da China podem vir a crescer ainda mais, uma vez que equipas de engenheiros estão a investigar uma faixa de minério rica em lítio com cerca de 2.800 km de extensão no Tibete. As primeiras estimativas sugerem que os depósitos podem conter cerca de 30 milhões de toneladas de lítio. De acordo com informações oficiais do Serviço Geológico da China, divulgadas no início deste ano, a quota de reservas totais de lítio do país, a nível global, aumentou para 16,5%, colocando a China em segundo lugar no mundo. Apenas o Chile tem reservas de lítio ainda maiores. No entanto, a China controla mais de 70% da capacidade global de refinação do tão procurado mineral.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
f247d7e7-d434-4333-9669-0c4a004b00ed.JPG
bottom of page