Ação de recolha (“recall”) está relacionada com a questão dos "airbags" da Takata montados em C3 e DS 3 produzidos entre 2009 e 2019. Existem cerca de 15.000 automóveis afetados no nosso País, mas uma parte já tem o problema solucionado.
A questão em torno da segurança dos airbags da Takata continua a afetar os construtores automóveis. Apesar de já terem sido levadas a cabo diversas ações de recolha e de reparação daqueles componentes, agora é a vez da Citroën chamar à oficina cerca de 12.500 modelos dos C3 e DS 3 produzidos entre 2009 e 2019.
Em Portugal, a campanha afetou cerca de 15.000 automóveis em circulação – produzidos entre 2009 e 2017 –, mas cerca de 2.500 foram já reparados, de acordo com o procedimento implementado no nosso país.
Os veículos incluídos nesta ação de paragem imediata estão equipados com insufladores de airbag Takata, cujas propriedades químicas podem deteriorar-se ao longo do tempo, especialmente quando expostos, de forma consistente, a condições climáticas quentes e húmidas, como as verificadas nas áreas do “recall”.
A Stellantis, grupo que detém a Citroën e a DS Automobiles, recomenda mesmo os proprietários/responsáveis desses modelos, localizados em alguns países da Europa (incluindo Portugal) e África/Médio Oriente, a deixarem de conduzir estes veículos com efeitos imediatos e acederem ao website https://www.citroen.pt/manutencao/campanhas.html ou fazerem o “scan” do código QR inserido na carta registada enviada aos clientes envolvidos - para obterem informações sobre a reparação adequada e as opções de mobilidade alternativas disponíveis.
A reparação tem a duração prevista de 2 horas e não acarreta qualquer custo para o cliente, bem como qualquer alternativa de mobilidade que seja necessária.
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