Inicialmente apresentada em versão 100% elétrica, o C3 terá também variantes com motor de combustão para ir ao encontro de uma franja mais ampla de clientes do segmento dos utilitários. Em destaque, as soluções híbridas do tipo MHEV (48V).
A Citroën abriu as encomendas para as demais versões do C3 além daquela com motorização totalmente elétrica, concluindo o processo de renovação deste bem-sucedido utilitário, tanto em Portugal, como na Europa. Com mais de 1,5 milhões de unidades vendidas, o C3 progride em diversas áreas, sobretudo na das motorizações, com opções diversificadas para diferentes tipos de necessidades por parte dos clientes.
Em relação ao modelo de geração anterior, o C3 deu passos em frente importantes no capítulo do conforto e do espaço a bordo. Com 4,01 metros de comprimento, o novo C3 destaca-se ainda pela ampla distância ao solo (197 mm no modelo de combustão, mais 34 mm do que no ë-C3) e por soluções funcionais, como é o caso do sistema de suspensão com batentes hidráulicos progressivos, de série em todas as versões, ou os bancos redesenhados Citroën Advanced Comfort (disponíveis de série na versão Max e com espumas adicionais, no valor de 10 mm).
Na suspensão, são utilizados dois batentes em cada canto do veículo, em conjunto com o amortecedor e a mola, um para a compressão e outro para a descompressão (ou ressalto), o que tem por objetivo melhorar o conforto a bordo nas passagens por mau piso.
Em termos de equipamento, o novo C3 oferece vários itens na versão Max, como a navegação 3D conectada num ecrã tátil de 10 polegadas (com função de espelhamento do smartphone no ecrã), controlo automático da climatização e carregamento sem fios. A nova arquitetura do painel de bordo C Zen Lounge, pensado para aumentar a serenidade a bordo, e o sistema Head Up Display melhoram a ergonomia, bem como o volante de pequenas dimensões.
Em particular, a ausência de um painel de instrumentos tradicional representa uma grande novidade para o nível superior do painel de instrumentos. Pela primeira vez, o ë-C3 utiliza este Head Up Display para refletir as informações do veículo numa secção preta brilhante, situada entre a parte superior do painel de bordo e a parte inferior do para-brisas. Uma das intenções da marca passou pela não duplicação de informação, como acontece tradicionalmente entre um head-up display e um painel de instrumentos.
Mais espaçoso, com a mesma agilidade
Crescendo apenas 19 mm no comprimento (para os tais 4,01 metros), mas 100 mm em altura (para 1,57 metros excluindo as barras de tejadilho), o novo C3 melhorou o acesso ao habitáculo e, ao mesmo tempo, o espaço a bordo, sobretudo em altura, fruto dos ganhos na altura.
Apesar de tudo, dadas as suas dimensões compactas, mantém agilidade em cidade, com um raio de viragem de 10,6 m
Também a visibilidade para o exterior foi reforçada, bem como o espaço para as pernas na retaguarda, com a marca a garantir que o novo C3 oferece mais 20 mm de espaço do que a média do mercado. O habitáculo de maiores dimensões apresenta mais e melhores espaços de arrumação, quer no habitáculo (nos painéis das portas, na consola central e sob o apoio de braços central), quer atrás, com 310 litros de capacidade da bagageira (mais 10 litros).
Gama de motores
Sem surpresa, a variante de entrada tem por base um bloco 1.2 PureTech de 100 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades, ostentando ainda uma nova corrente de distribuição para melhorar a sua acessibilidade. No ciclo combinado WLTP, esta versão tem como objetivo alcançar 126 g/km de CO2 (pendente de certificação). Este motor pode ser encomendado nas duas versões de equipamento (You e Max).
Por seu turno, mais para o final do ano, a Citroën irá lançar uma versão Hybrid 100 (as encomendas abrem no final deste ano), a qual proporciona uma maior eficiência durante a condução, com a marca francesa a apontar até 50% do tempo de condução em cidade apenas com recurso ao motor elétrico. Esta solução, possível pela modularidade da plataforma SmartCar, assenta numa tecnologia mild hybrid de 48 v, combinando as vantagens do motor a gasolina com a economia do motor elétrico.
A base é o motor 1.2 PureTech de 100 cv, de nova geração e pensado especificamente para aplicações híbridas deste género, estando associado a um motor elétrico (ë-Motor) de 21 kW/29 cv de potência e 55 Nm de binário, produzido em França, e que está alojado no compartimento da caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem com seis velocidades (ë-DCS6). No total, os 100 cv e os 205 Nm estão pensados para disponibilizar uma condução eclética em todos os tipos de utilização. A marca aponta que o sistema permitirá reduzir as emissões (117 g/km de CO2) e os consumos em cerca de 10% face a uma versão equivalente a gasolina. Em acelerações mais fortes, o motor elétrico fornece 9 kW/12 cv) suplementares.
Dois conceitos de infoentretenimento
Este novo Citroën oferece dois níveis de infoentretenimento, consoante as intenções dos clientes, sendo o primeiro, o “Smartphone Station”, de série nas versões You, consistindo num suporte para smartphone integrado que permite aos condutores "acoplar" o seu dispositivo e lançar, automaticamente, uma nova aplicação dedicada, utilizando a tecnologia sem fios Near Field Communication (NFC). Através da mesma, os proprietários podem utilizar o seu dispositivo para aceder a atalhos para serviços de telefone, rádio, navegação e música.
Por outro lado, a navegação 3D num ecrã tátil de 10,25" é de série nas versões Max, dispondo de uma lógica de “widgets” inspirada nos smartphones para fornecer atalhos virtuais para as principais funções de navegação, telefone, rádio, aplicações e multimédia. A função WiFi sem fios permite o espelhamento do smartphone e a compatibilidade com o Apple CarPlay e o Android Auto. Os clientes podem, também, subscrever um ou os dois níveis de assinatura "Connected Services" para tirar o máximo partido do seu sistema através da sua conta MyCitroën, utilizando a Internet ou a aplicação MyCitroën. O "Connect One" oferece acesso imediato ao e-Call e ao Citroën Assistance, serviços de manutenção remota e um manual digital do utilizador. O "Connect Plus" acrescenta informações de trânsito em tempo real, com alternativas calculadas e sugeridas com base nos fluxos de tráfego previstos e nos engarrafamentos ou congestionamentos atuais.
Para uma experiência de condução suave, os controlos intuitivos no volante são complementados por botão "Home" em todas as versões, o que facilita o regresso à página inicial da aplicação
No que diz respeito à segurança, o novo C3 irá já cumprir com os novos requisitos da União Europeia, o que quer dizer que inclui o “Active Safety Brake”, sistema de travagem de emergência que funciona entre 5 e 135 km/h, com deteção de peões e de ciclistas, Aviso Ativo de Saída de Faixa de Rodagem e o reconhecimento de sinais de velocidade, entre outros.
De série, a versão You conta com faróis LED, suspensão Citroën Advanced Comfort, Head Up Display, Smartphone Station para infoentretenimento, espelhos elétricos, iluminação automática, ajuda ao estacionamento traseiro, spoiler traseiro, cruise control, ar condicionado manual e seis airbags. A versão Max acrescenta pintura em dois tons com tejadilho contrastante, barras de tejadilho decorativas, placas de proteção dianteiras e traseiras, jantes de liga leve de 17 polegadas, com acabamento diamantado, luzes traseiras LED e vidros traseiros escurecidos. No interior, nota para o ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas com navegação 3D, bancos Citroën Advanced Comfort em tecido TEP/Cinza Metropolitano, ar condicionado automático, carregamento wireless, câmara de marcha-atrás, vidros traseiros elétricos e faróis médios e máximos de comutação automática.
Já disponíveis para encomenda, os preços começam nos 14.990 euros da versão 1.2 de 100 cv na linha de equipamento You, com o nível Max a ter um preço base de 19.200 euros, estando as primeiras entregas previstas para o verão. A versão Hybrid 100 estará disponível para encomenda no final de 2024, com preços que serão dados a conhecer numa fase posterior.
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