Dongfeng adia baterias de estado sólido
- João Isaac

- há 12 minutos
- 2 min de leitura
A Dongfeng, segundo notícia do “carnewschina.com”, decidiu adiar o arranque da produção em série das baterias de estado sólido para 2027, devido à necessidade de trabalhar no amadurecimento da tecnologia, como na otimização do processo de industrialização, para reduzir os custos do processo. Atualmente, esta empresa que integra o grupo dos quatro maiores fabricantes de automóveis propriedade do estado chinês, com SAIC Motor, Changan Automobile e FAW, desenvolve este tipo de acumulador de energia com recurso a protótipos, como o que observamos nas imagens.

Este anúncio corrige informação recente da Dongfeng, que tinha confirmado que o início da produção aconteceria em setembro de 2026. O “site” diz que o fabricante já tem linha com 0,2 GWh de capacidade, mas a produção faz-se, ainda, em ritmo muito lento e apenas de forma experimental. Este adiamento conheceu-se depois de inspeção técnica que confirmou o sucesso da empresa no desenvolvimento da tecnologia, mas também recomendou diversas melhorias de processos, de forma que a geração nova de baterias cumpra o objetivo de melhorar, significativamente, as autonomias dos carros com motorizações elétricas e híbridas/híbridas Plug-In.
No que respeita às baterias, a Dongfeng, recorda-se, até já anunciou resultados de testes. Por exemplo, a empresa informou que esta geração nova de acumuladores é capaz de conservar 72% da energia armazenada a temperaturas extremas (-30 º C) e superou, com sucesso, provas de segurança em câmara térmica a 170º C. Os chineses esperam integrá-la numa plataforma inédita com arquitetura de 1200 V – dependendo do carregador, admite a recuperação de até 2,5 km de autonomia por segundo. Anunciam-se, também, até 1000 km de condução e motores capazes de 30.000 rpm.











Comentários